Palmas
24º
Araguaína
24º
Gurupi
24º
Porto Nacional
25º
EDUCAÇÃO

Mais de 500 presos farão as provas do Enem 2020 no Tocantins

12 janeiro 2021 - 15h34Por Redação

Mais de 540 presos do Estado foram inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio para adultos de liberdade e jovens sob medida socioeducativa de 2020 (Enem PPL).

A edição de 2020 obteve o maior número de inscritos dos últimos quatro anos e foi realizado por meio de articulação da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju). Ao todo, 32 unidades penais inscreveram custodiados no Enem PPL e a previsão é que as provas sejam aplicadas nos dias 23 e 24 de fevereiro, dentro da unidade prisional.

Das unidades participantes, 18 delas possuem turmas de extensão da Educação para Jovens e Adultos (EJA) com presos que finalizaram o Ensino Médio com a oferta de ensino no ambiente penal. Além disso, foi realizada uma triagem pela Seciju para levantar os presos com ensino médio completo ou em conclusão no ano de inscrição no Enem, sendo o critério base para participação no Exame.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a Superintendência de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional do Tocantins (Sispen) teve um aumento constante de inscrições no Enem PPL sendo 266 inscritos em 2017; 395 em 2018; 480 em 2019 e culminando em 542 em 2020, sendo realizado nacionalmente somente em 2021 em decorrência da Pandemia.

Preparação para o Enem

A Gerência de Educação em Prisões e Diretorias Regionais de Ensino realiza a preparação dos presos para o Enenm PPL, com isso há o repasse de Kits do programa #TôNoEnem desde 2017 para auxiliar os detentos.

É realizado também um “Plantão Tira-Dúvidas”, que é feito por professores das unidades penais, onde os custodiados podem sanar dúvidas relacionadas ao Enem. Além de “Aulões de Redação” e um “Intensivão” realizados antes da prova em algumas unidades.

O Enem PPL

O Enem PPL tem conteúdo com o mesmo nível de dificuldade do exame tradicional e conta com 180 questões objetivas divididas em Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática, além da Redação. 

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no Portal do Inep, até o terceiro dia útil após a realização das últimas provas. O participante, por meio do responsável pedagógico, poderá ter acesso aos resultados individuais do Enem PPL 2020, em data a ser divulgada posteriormente pelo órgão, mediante inserção do número do CPF e da senha no site.