Palmas
24º
Araguaína
23º
Gurupi
25º
Porto Nacional
26º
"FONTE NÃO SEGURA"

Maquiadora que criou Fake News sobre casos de Coronavírus se retrata em rede social

16 abril 2020 - 11h06

A maquiadora araguatinense, Marta Brito, se retratou em sua rede social por ter publicado informações inverídicas de que na cidade de Araguatins tinha casos confirmados de Covid-19, quando, na verdade, no boletim oficial do município não consta casos suspeitos nem confirmados da doença.

Assim que a Secretaria Municipal de Saúde tomou conhecimento de um vídeo gravado por Marta, encaminhou ofício para ela solicitando uma retratação em caráter emergencial, já que sua postagem se tratava de Fake News (Notícia Falsa).

No documento, a Semus requereu informações sobre os infectados mencionados e testes laboratoriais que atestassem sua afirmação para que a Vigilância em Saúde pudesse tomar as devidas providências. No caso de não ter como comprovar, o ofício recomendou uma retratação pública, sob pena de formalização de denúncia junto aos órgãos de controle para instauração de medidas judicias, pelo relato de Marta tratar-se de Fake News.

Em seu Instagram, nesta quarta-feira, 15, Marta Brito publicou uma nota de esclarecimento reconhecendo o erro e pedindo desculpas por ter divulgado informações inverídicas que ela considerou como “equívoco vindo de uma fonte não segura”.

O secretário Municipal de Saúde de Araguatins, Natividade Alves Palma, esclareceu que atualmente é preciso ter muito cuidado com o que se publica na internet e que todas as informações sobre as ações de enfrentamento ao novo coronavírus só devem ser consideradas se extraídas por meio oficial através do boletim epidemiológico do coronavírus disponível diariamente no site www.araguatins.to.gov.br e pelo Disk Covid-19 Araguatins (63) 9 9113–2018. “Temos uma grande equipe de saúde trabalhando diuturnamente para garantir que essa doença não chegue nos lares dos Araguatinenses. Lamentamos o ocorrido e esperamos que não tenhamos mais que nos deparar com essas situações, que acabam colocando em riso a saúde de todos nós nesse momento tão delicado que Araguatins e o mundo vem passando”.