Palmas
25º
Araguaína
24º
Gurupi
24º
Porto Nacional
25º
BEM ESTAR

Confira 7 razões para visitar o dentista durante a gravidez

28 outubro 2023 - 10h29

O período de gestação é um importante momento na vida das mulheres que nessse período necessitam de atenção especial na sua saúde. Muitas delas não sabem, mas ir ao dentista é um desses cuidados. 

As diretrizes do Ministério da Saúde recomendam que a gestante marque consultas com o odontologista logo no pré-natal. A gravidez está relacionada a várias mudanças no corpo e algumas delas podem prejudicar dentes, língua e gengiva.

Para falar sobre esse assunto, convidamos a profissional Ana Carla Santos, sócia da Novo Milênio Odonto com sede em Araguaína, onde ela listou sete motivos para visitar o dentista durante os nove meses de desenvolvimento do bebê: 

1. A saúde da boca está relacionada com uma melhor gestação  

"Uma boca limpa e livre de doenças evita uma série de encrencas espalhadas pelo corpo", explica Ana Carla acrescentando que "realizar a manutenção periódica com o dentista ajuda a flagrar e tratar problemas logo no início, antes que eles se tornem mais graves".

2. É importante ficar atenta aos sinais que a boca dá 

A dentista destaca que alterações na gengiva e na mucosa, sangramento e dentes com manchas não devem ser ignorados em qualquer fase da vida, muito menos durante a gestação. "Vale avisar o profissional da saúde se algum desses sintomas der as caras, especialmente durante a escovação ou a passagem do fio dental", observa. 

3. Problemas do corpo repercutem na boca 

É natural que apareçam alguns incômodos gástricos leves, como refluxo, azia e ânsia de vômito na gravidez. "Nessas chateações, o conteúdo do estômago volta para a boca e deixa o pH da região mais ácido, o que afeta dentes e companhia. Após a regurgitação, odontologistas costumam indicar um bochecho com água e, 15 minutos depois, uma boa escovação", orienta. 

4. Elas ficam mais predispostas à inflamação 

O corpo da futura mamãe começa a produzir uma quantidade maior de hormônios como a progesterona. O aumento do nível dessas substâncias faz subir o risco de inflamações na gengiva. A dentista explica que o quadro, conhecido como gengivite gravídica, ainda é bastante discutido entre os experts da área. "Os principais sinais são inchaço, dor e sangramento após o uso do fio dental. Caso a condição seja detectada, existem tratamentos, que envolvem a raspagem da placa bacteriana na junção com os dentes", afirma. 

5. Dá pra planejar melhor procedimentos invasivos 

Ana Carla não recomenda realizar operações e exames mais complexos — como um raio-x da boca — no primeiro e no terceiro semestre da gestação. "Se o dentista acompanha a mulher desde o início, fica mais fácil planejar essas abordagens com o menor risco possível", garante.

6. Tratamentos estéticos e ortodônticos serão postergados 

"Começar a usar aparelho ou realizar um clareamento dental podem esperar os nove meses. Eles só serão realizados ao longo da gravidez em casos raros, se houver uma necessidade muito grande", esclarece a profissional. 

7. Mais um motivo para evitar o ganho de peso

Pra concluir, a dentista fala sobre o crescimento do bebê e observa que não é desculpa para o acúmulo excessivo de quilos. "Além das complicações para a saúde geral, o sobrepeso e a obesidade também são fator de risco para graves inflamações na gengiva, por isso é necessário muita atenção nesse quesito também", conclui. 

E aí gostou do conteúdo? Aproveitamos para convidar você a conhecer a NOVO MILÊNIO ODONTO, e agendar uma avaliação gratuita. Mantenha a sua saúde bucal em dias e deixe quem entende do assunto cuidar de você!