A vereadora novata Professora Janad Valcari (Podemos) foi eleita presidente da Câmara Municipal de Palmas por 12 votos a 7 para o mandato que se encerrará em 2022.
Valcari será a primeira mulher a presidir o Legislativo da capital após 20 anos e a segunda na história, depois de Maria de Jesus Mendes de Souza, conhecida como Maria da Balsa, eleita para os anos de 1999 e 2000.
Com a eleição, Janad Valcari derrotou o candidato da prefeita e ex-prefeito da Casa, Rogério Freitas (MDB). Os 19 vereadores eleitos foram empossados nesta sexta-feira (01), em sessão que aconteceu na Câmara Municipal.
A composição da Mesa Diretora ficou com Janad Valcari e Rubens Uchôa (Cidadania) como presidente e vice-presidente. Marilon Barbosa (DEM), Daniel Nascimento (Republicanos) e Lacerda do Gás (PSB) ficaram como primeiro, segundo e terceiro secretários, respectivamente.
Derrota da base
Aliados da prefeita, temendo uma derrota na eleição da presidência, orientou seus vereadores a votar nos candidatos da base aliada. O presidente metropolitano do Democratas, Fernando Rezende, expediu uma resolução em tom de ameaça aos seus dois candidatos eleitos, Pedro Cardoso e Marilon Barbosa.
No texto, o Rezende afirma que o filiado que desobedecer está sujeito a sanções disciplinares e caracterizou a situação como de extrema gravidade. As sanções vão de advertência até a expulsão do partido.
A presidente estadual do partido e deputada federal Professora Dorinha participou da solenidade, no entanto os vereadores mantiveram posição e votaram em Janad Valcari.