Palmas
22º
Araguaína
23º
Gurupi
24º
Porto Nacional
23º
SUPERMERCADOS CAMPELO SUPER BANNER
Campelo Mobile
"MUITO DIFÍCIL"

Idosos que morreram vítima da Covid estavam casados há mais de 50 anos

09 junho 2020 - 08h25Por G1 Tocantins

A história do casal Iracy França, de 81 anos, e Ilarine de Costa França, de 74, terminou com apenas três dias de diferença após os dois serem vítimas da Covid-19. Eles foram pioneiros em Gurupi, na região sul do estado, e completaram 50 anos de casamento no fim de 2019. Para a família fica o exemplo de luta e união que deu vida a quatro filhos, 11 netos e quatro bisnetos.

É muito difícil perder os dois assim, muitas pessoas estão com a mesma dor que a gente está tendo. Qualquer um de nós pode passar por isso”, contou o jornalista Iran França, um dos filhos do casal.

Iracy França e Ilarine de Costa França estavam juntos desde 1969, quando se casaram. Eles também deram entrada juntos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no dia 18 de maio.

Ela tinha diabetes e evoluiu rapidamente para um quadro com insuficiência respiratória, sendo transferida no mesmo dia, 18 de maio, para o Hospital Regional da cidade. A morte ocorreu no dia 5 de junho.

Dona Lalá França tinha 74 anos e morreu em Gurupi — Foto: Arquivo Pessoal

O marido Iracy foi atendido na UPA com mal estar, tosse, baixa oxigenação e febre que já durava 11 dias. Ele foi diagnosticado com pneumonia e também foi encaminhado no dia 18 para o Hospital Regional, onde morreu na madrugada desta segunda-feira (8).

"É uma doença invisível. A gente não tem ideia de onde veio, onde começou. Outras pessoas da família também testaram positivo e a gente tá passando por esse problema", lamentou Iran França.

A família França é muito conhecida na região porque os pais de Dona Lalá, como era conhecida IIarine de Costa França, foram dois dos fundadores de Gurupi, o casal César Costa e Belinha.

“Eles fizeram 50 anos de casados em dezembro, sempre unidos, sempre juntos, lutando e fortalecendo a família [...] A gente foi ensinado por eles a ter fé e acreditar na promessa divina de que Deus é maior do que isso tudo que está acontecendo”, comentou Iran França.

Iracy França era morador de Gurupi e morreu aos 81 anos — Foto: Arquivo pessoal