Palmas
25º
Araguaína
23º
Gurupi
23º
Porto Nacional
24º
SETEMBRO VERDE

Palestra sobre doação de órgãos será realizada pela Central de Transplantes no IFTO

19 setembro 2019 - 12h53

Como parte da programação do Setembro Verde, mês em que se promove a doação de órgãos, que tem seu Dia Nacional celebrado em todo país, no dia 27 de setembro, a Central de Transplantes do Tocantins (CETTO) realizou na manhã desta quarta-feira, 18, uma palestra, ministrada pela oftalmologista do Banco de Olhos do Tocantins (Boto), Núbia Maia, para alunos, professores e demais público participantes da Semana da Saúde do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), em Palmas.

O público participante aprovou a exposição do assunto. Para a estudante da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Sayuri Ioome, as palestras sobre doação de órgãos foram extremamente enriquecedoras e importantes, pois permitiram um momento de discussão e aproximação da população com o tema, conscientizando e aumentando as possibilidades de que mais indivíduos façam parte desse processo e salvar vidas.

Segundo a colaboradora da IFTO, Lara Almeida, foi esclarecedor e que fez refletir sobre o tema e se tornar doadora e ainda incentivar outras pessoas a doar.

Para a gerente da CETTO, Suziane Aguiar Crateús Vilela, oportunidades como a desta quarta-feira, faz com que mais pessoas conheçam o trabalho realizado no Estado e tome a decisão de ser um doador de órgãos e assim, nos ajudar a salvar vidas

“A doação de órgãos e tecidos é de extrema importância, pois diante da morte estaremos salvando vidas. Devemos agir a favor daquele que aguarda numa fila de espera, pois não sabemos o dia de amanha. Doar é amar!”, exclamou Núbia Maia.

Dados

Atualmente o Estado do Tocantins realiza transplante de córnea. Na lista estadual tem 59 pacientes aguardando para transplante de córnea. Desde que o serviço de coleta de múltiplos órgãos passou a funcionar no Estado, cinco famílias disseram sim para que seus entes doassem seus órgãos e foram realizadas 155 doações de córneas.