Menu
Busca sábado, 23 de outubro de 2021
(63) 99958-5851
Araguaína
31ºmax
24ºmin
ARAGUAÍNA

Prefeitura prorroga prazo para pagamento da taxa de lixo com desconto

16 junho 2021 - 17h49

A Prefeitura de Araguaína prorrogou o prazo para pagamento da taxa de lixo, que venceu nessa terça-feira, 15. A mudança é devida ao feriado prolongado desta semana, em comemoração ao Dia do Padroeiro da cidade, Sagrado Coração de Jesus. Os moradores podem efetuar o débito do tributo com desconto de 10% até nesta sexta-feira, 18.
 
Os boletos foram enviados junto à conta de água de maio com objetivo de facilitar o acesso do contribuinte, sem precisar ir à Secretaria da Fazenda e enfrentar filas e aglomerações. “Nós usamos a base de dados da BRK e a taxa foi emitida no nome dos titulares das contas abertas. Se o locatário nunca transferiu para o inquilino terá que negociar com o morador o pagamento do débito”, orientou o diretor municipal de tributos, Joaquim Rodrigues.
 
Já os proprietários de lotes onde não há hidrômetro e moradores da região onde o fornecimento é feito pela Água São José devem imprimir o boleto pela internet, acessando a aba Cidadão na página https://araguaina.to.gov.br/. A consulta pode ser feita também na secretaria, localizada na Rua Ademar Vicente Ferreira, no Centro, das 8 às 18 horas, ou ainda pelo WhatsApp institucional 99957-9312.
 
O que é a taxa?
A taxa é a divisão do custo do serviço de coleta de lixo pela quantidade de terrenos em Araguaína. Ela é calculada ainda proporcionalmente ao tamanho do imóvel, combinado com a quantidade de vezes em que o caminhão passa pelo local, que pode ser diário, duas e três vezes por semana.
 
Prazos dos descontos
Neste ano, o araguainense teve um prazo maior também para o pagamento do IPTU porque o prefeito Wagner Rodrigues sancionou a lei que aumentou em um mês o prazo dos descontos. Quem optou por quitar até 28 de fevereiro, pode obter desconto de até 35% na base de cálculo do terreno, de 20% no valor do terreno quem pagar até o último dia de março e 10% até 30 de abril.
 
Ainda recebeu mais o desconto de 10% direto no tributo quem estivesse em dia com o IPTU de 2020. Já quem efetuou o pagamento à vista em fevereiro recebeu mais 10% do valor total, em março 8% e em abril 6%.

AO VIVO