Palmas
25º
Araguaína
23º
Gurupi
25º
Porto Nacional
25º
PREVENÇÃO

Profissionais de saúde do Tocantins aderem campanha: 'fiquem em casa por nós'

20 março 2020 - 17h38Por G1 Tocantins

Profissionais de saúde em várias cidades do Tocantins aderiram a uma campanha para pedir que moradores se isolem como prevenção contra a pandemia do novo coronavírus. "Nós estamos aqui por vocês, fiquem em casa por nós", pedem os cartazes. Pedidos semelhantes foram registrado em várias partes do mundo pelos trabalhadores da área.

O objetivo é alertar para a necessidade do isolamento social neste período, que ainda vem sendo desrespeitada por algumas pessoas. A medida, segundo o Ministério da Saúde, é a melhor forma de evitar a contaminação.

Profissionais pediram que a população fique em casa — Foto: Divulgação/Cosems-TO

As imagens foram feitas pelos próprios profissionais em cidades como Talismã, Ipueiras, Rio dos Bois, Wanderlândia e Natividade. O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (Cosems-TO) divulgou as imagens nas redes sociais e disse que apoia a causa.

Profissionais também aderiram a campanha em Talismã — Foto: Divulgação/Cosems-TO

Até esta quinta-feira (19) o Tocantins tinha um caso confirmado e outros 38 suspeitos da doença segundo a Secretaria Estadual de Saúde. Em Palmas e em cidades do interior, medidas emergenciais como o fechamento do comércio e a suspensão de aulas foram decretadas pelas prefeituras. A ideia é diminuir os riscos em aglomerações.

Eventos que possam ter multidões também foram adiados ou cancelados. O Cosems orientou ainda que os pacientes só procurem hospitais e unidades de saúde se estiverem com sintomas como falta de ar e febre persistente. Ir a estes locais com sintomas leves pode sobrecarregar o sistema de saúde e impedir que pessoas que realmente precisam recebam o socorro necessário.

Pedido também foi feito em Wanderlândia — Foto: Divulgação/Cosems-TO

Em Natividade, pedido também foi feito pelos profissionais — Foto: Divulgação/Cosems-TO