Menu
Busca quinta, 29 de outubro de 2020
(63) 99958-5851
Araguaína
32ºmax
23ºmin
REFORÇO NO DIAGNÓSTICO

Receita Federal doa 9 mil testes rápidos para Secretaria da Saúde do Tocantins

04 agosto 2020 - 08h48

Representantes da Delegacia Regional da Receita Federal do Brasil entregaram, nesta segunda-feira, 3, ao secretário de Estado da Saúde, doutor Edgar Tollini, 9 mil testes rápidos para Covid-19, utilizados para identificação da presença do anticorpo IGM do novo Coronavírus. A entrega foi realizada na sede do Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen-TO), em Palmas, e será disponibilizado, para as unidades de saúde e os hospitais, um investimento na ordem de R$ 250.380.

O delegado da Receita Federal do Brasil e auditor fiscal, Ricardo Wagner Magalhães Gomes, informou que, como os demais órgãos federais, a Receita também está sensível ao momento que o país passa, buscando todas as formas para minimizar os impactos da pandemia. "Esta doação é fruto de uma apreensão de uma importação irregular realizada no porto de Itajaí/SC. Ao todo, foram apreendidos mais de 400 mil testes que estão sendo distribuídos pelo país. O Tocantins foi contemplado com 9 mil testes, que já passaram por exames de qualidade e homologação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Rio de Janeiro, que atestou a qualidade do produto", afirmou o delegado.

O secretário de Estado da Saúde, doutor Edgar Tollini, comemorou o recebimento dos testes afirmando que a ampliação da testagem é uma estratégia eficaz para o planejamento das ações de controle e assistência para nossa população. "Agradecemos a todas as empresas e os órgãos que se dispuseram a ajudar a Saúde Pública neste momento de pandemia, demonstramos neste ato a capacidade de união das forças de todos os poderes e entidades. Estes testes serão distribuídos nas unidades hospitalares para testagem dos nossos profissionais de saúde e também nas unidades de saúde para testagem da nossa população em geral", salientou o secretário.

Também participou da entrega a diretora do Lacen/TO, doutora Jucimária Dantas, que informou que as duas unidades do Lacen/TO, em Palmas e em Araguaína, realizarão a distribuição dos kits às unidades, conforme fluxo já estabelecido, inclusive da prestação nominal de contas dos atendimentos/testes realizados. "Temos uma equipe dedicada ao suporte e ao monitoramento do uso dos testes. Esse é um momento importante, em que a doação permitirá complementar a testagem, especialmente dos profissionais de saúde", destacou. 

AO VIVO