Menu
Busca domingo, 26 de setembro de 2021
(63) 99958-5851
Araguaína
36ºmax
24ºmin
CONSCIENTIZAÇÃO

Transformação do ‘lixo em luxo’ tem programação especial em Taquaruçu

19 agosto 2021 - 11h46Por Ascom

Com o intuito de levar conscientização sobre sustentabilidade e preservação do meio ambiente, o projeto “Vivência do Lixo ao Luxo” será realizado nos dias 27, 28 e 29 de agosto, no distrito de Taquaruçu. A programação é gratuita e ofertará oficinas de capacitação, palestras, rodas de conversa e distribuição de mudas de árvores para adultos e crianças. O projeto é uma realização do Instituto Brasil Sustentável (IBS) via Patrocínio Cultural Banco da Amazônia 2020, com apoio da Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas e Grupo Jorima.

De acordo com a presidente do IBS e produtora executiva do projeto, Lucivânia Brito, a proposta é oferecer um momento de articulação entre pessoas, grupos e instituições, públicas e privadas, para despertar um propósito comum de melhorar a sociedade e o meio ambiente a partir de uma visão alegre e inspiradora da sustentabilidade. “Mais do que nunca as pessoas estão preocupadas com o futuro do planeta e a conscientização quanto à importância de se tentar viver uma vida mais sustentável. Neste contexto, a nossa proposta é fortalecer a conscientização ambiental da sociedade de forma geral, de maneira leve e educativa”, afirma.

As rodas de conversas e palestras vão tratar sobre temas como “Objetivos do desenvolvimento” e “Separação correta de lixo do uso ao descarte”, dentre outros. Na programação voltada ao público infantil haverá exibição de vídeos educativos sobre consciência ambiental e ecológica. Todas as atividades acontecerão em espaço aberto, com redução de público, distanciamento, obrigatoriedade de uso de máscaras, medidor de temperatura e álcool em gel.

Oficinas

As oficinas da Vivência incluem as áreas de artesanato, decoração, cultura e gastronomia e as vagas são limitadas a apenas 20 pessoas por turma. Serão ofertas as oficinas de “Luxo em pallets e móveis velhos” (adulto) que será ministrada pelo artesão Renato Mouro com técnicas em aulas teóricas e práticas para a reforma e fabricação de móveis e objetos de decoração de forma ecologicamente correta;. “Lixo criativo” (infantil) com a equipe do Canto das Artes com técnicas para produção de artesanato, brindes e brinquedos com transformação de material reciclável, como garrafas pet, papel e revistas, dentre outros elementos; e “Talos e cascas” (adulto) com a chef Ruth Almeida para mostrar técnicas de como utilizar o alimento em sua totalidade, sem desperdício, com foco em  reciclar, respeitar a natureza e alimentar-se bem.

 As inscrições para as oficinas podem ser feitas no link https://linktr.ee/institutobrasilsustentavel, disponível também na bio do Instagram @institutobrasilsustentavel.

Instituto

O Instituto Brasil Sustentável (IBS) é uma entidade sem fins lucrativos, com várias vertentes sociais, ambientais e culturais.  A Instituição tem como objetivo “Promover o Empreendedorismo Social e Sustentável à Promoção do ser Humano” e nasceu do desejo de uma corrente do bem, em promover práticas inovadoras, capazes de inspirar pessoas com o foco na promoção e desenvolvimento do ser humano.

O projeto foi selecionado na categoria Ambiental, do edital de Patrocínio Cultural Banco da Amazônia 2020, que é destinado a beneficiar projetos que estejam alinhados às políticas públicas, tenham compromisso com o desenvolvimento e a sustentabilidade econômica, social e ambiental, priorizem a difusão da cultura regional e ocorram em parceria com os diversos atores sociais dos Estados amazônicos onde o Banco atua.

Serviço

O quê – Vivência do Lixo ao Luxo

Quando – Dias 27, 28 e 29 de agosto

Onde – Taquaruçu (Canto das Artes e Instituto Wanderlei Barbosa)

Inscrições Oficinas - https://linktr.ee/institutobrasilsustentavel, disponível também na bio do Instagram @institutobrasilsustentavel

AO VIVO