Palmas
29º
Araguaína
26º
Gurupi
27º
Porto Nacional
29º
OLHA O RISCO!

Drones da PRF flagram motoristas fazendo ultrapassagens perigosas

27 dezembro 2019 - 10h55

Durante o período de Natal (21 a 25 de dezembro), foram registrados pela PRF nas rodovias federais que cortam o Estado do Tocantins um total de 9 acidentes, mesmo número que o registrado em 2018, mas vale destacar que em 2018 a operação durou um dia a menos, de 22 a 25 de dezembro.  Quando se comparado ao mesmo período, 21 a 25 de dezembro de 2018, o número de acidentes caiu de 12 para 9.

Em 2019 contabilizou-se um total de 12 pessoas feridas. Vale destacar que em um acidente envolvendo duas motocicletas, 4 pessoas ficaram feridas. Mesmo assim, o número de pessoas feridas ainda foi menor que no mesmo período de 2018, onde 13 pessoas sofreram lesões em razão dos acidentes.  

Para atingir o objetivo principal, que é reduzir o número de acidentes graves, a PRF realizou trabalho intensivo de fiscalização e orientação. Cerca de 1500 pessoas foram fiscalizadas e um total de 402 autos de infração foram lavrados.

A infração mais observada foi a ultrapassagem irregular, 101 condutores foram flagrados em 2019 cometendo essa infração, correspondendo a 25% do total de infrações registradas. A PRF gravou vídeos através de drones que flagraram motoristasfazendo ultrapassagens indevidas e perigosas.

Observou-se uma redução no número de pessoas flagradas dirigindo embriagadas, foram contabilizados 6 condutores que conduziam seu veículo após ingerir bebida alcoólica, em 2018 o número de flagrantes chegou a 9 condutores. 

A PRF lembra aos usuários das rodovias federais que um trânsito mais seguro depende não apenas da atuação das forças policias e dos órgãos públicos, mas se sustenta principalmente nas ações dos condutores. Diante disto, é fundamental que todos que desejam viajar durante essa época festiva que o façam com atenção redobrada, sempre respeitando as leis de trânsito. 

Nesse sentido, é primordial observar os limites de velocidade, não ultrapassar em local proibido e não ingerir bebidas alcoólicas antes de assumir a direção de veículo. Agindo juntos teremos um trânsito mais seguro e mais vidas preservadas.