Palmas
30º
Araguaína
27º
Gurupi
28º
Porto Nacional
31º
EM XAMBIOÁ

Investigado por torturar integrante de facção rival é preso pela Polícia Civil

30 outubro 2023 - 07h34

A Polícia Civil, por intermédio da 22ª Delegacia de Xambioá, no norte do Estado, deu cumprimento a um mandado de prisão temporária na sexta-feira (27), contra um indivíduo de 18 anos, o qual é investigado por tortura e associação criminosa. Na ocasião, os policiais civis também cumpriram três mandados de busca e apreensão em endereços de indivíduos suspeitos de participação nos crimes.

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram 

Conforme explica o delegado-chefe da 22ª DP, Márcio Lopes da Silva, os mandados foram expedidos pelo Juiz Criminal da Comarca de Xambioá, após representação da autoridade policial nos autos de inquérito policial que apura os crimes de tortura e organização criminosa.

“Chegou ao conhecimento da Polícia Civil, a existência de um vídeo no qual pelo menos quatro indivíduos, membros de uma organização criminosa, agrediram e torturaram um membro da facção rival em via pública, em plena luz do dia”, disse a autoridade policial.

Diante da gravidade do caso, de imediato foram tomadas as providências necessárias e com base nas investigações e diligências, os policiais civis da 22ª DP conseguiram identificar e qualificar os supostos autores, sendo dois maiores de idade e dois menores. Com base nos levantamentos realizados, o delegado Márcio representou, junto ao Poder Judiciário, pelas prisões temporárias dos dois maiores, as quais foram deferidas, ao passo que na casa dos menores foi autorizada a busca e apreensão.

Cumprimento das Ordens Judiciais

Durante o cumprimento das ordens judiciais, foram encontrados em poder do maior preso uma arma de fogo tipo pistola e uma porção de maconha. Já na casa de um dos adolescentes, os policiais civis localizaram e apreenderam uma porção de maconha. O segundo homem, maior de idade e também envolvido no crime ainda não foi localizado e encontra-se foragido.

O preso foi conduzido à sede da 22ª DP e após a realização das providências legais cabíveis, ele foi encaminhado para a Unidade Penal Regional de Araguaína, onde aguardará a conclusão do inquérito policial.

De acordo com o delegado Márcio Lopes, a operação deflagrada na manhã de hoje pela Polícia Civil e que culminou na prisão de um dos envolvidos é de grande relevância, pois o crime cometido é grave e amedrontou a comunidade de Xambioá, por ser praticado em uma das avenidas da cidade e em plena luz do dia.

“Com a prisão desse indivíduo, a Polícia Civil dá uma resposta satisfatória à população, tendo em vista a gravidade da conduta delituosa, que assustou moradores e trouxe um clima de insegurança a cidade. As investigações e diligências continuam a fim de que a PC-TO possa localizar e prender o segundo maior de idade envolvido nesse caso”, frisou.