Palmas
33º
Araguaína
28º
Gurupi
29º
Porto Nacional
31º
NÃO RESISTIU

Soldado baleado durante briga em bar com PM do Tocantins morre em hospital

16 abril 2024 - 08h14

O soldado da Polícia Militar da Paraíba, Eltas Max Barbosa da Nobrega de 33 anos, morreu na tarde desta segunda-feira (15), em Palmas. Ele havia sido baleado durante uma briga de bar. O suspeito é um militar do Tocantins identificado como, Antônio Ezequiel de Souza Santos (24 anos). A vítima estava internada no Hospital Geral de Palmas.

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

A defesa do suspeito informou que ele efetuou disparo para proteger sua própria vida e que não imaginou que seus agressores eram policiais militares. (Confira nota na íntegra abaixo)

A confusão aconteceu na madrugada desta segunda-feira (15), por volta das 3h30. De acordo com o Boletim de Ocorrência, testemunhas disseram que houve uma confusão e em seguida os tiros foram disparados.

O suspeito se apresentou na Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis e foi liberado em seguida. Por não se tratar de crime militar, o caso será investigado na esfera civil, por meio da 1ª Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa.

Em nota a PM do Tocantins informou que já adotou as medidas preliminares para apuração interna do caso. A polícia também está providenciando todas as medidas necessárias para assistência à família da vítima, referente ao translado do corpo e demais suportes necessários para o momento. (Veja a nota completa abaixo)

Nas redes sociais a Polícia Militar de Paraíba prestou sentimentos a familiares e amigos. "Exemplo de dedicação, zelo e afeto pela Corporação".

Nota de pesar da Polícia Militar de Paraíba sobre a morte do soldado Eltas Max Barbosa  Foto: Reprodução/PMPB/Redes sociais

Nota de pesar da Polícia Militar de Paraíba sobre a morte do soldado Eltas Max Barbosa — Foto: Reprodução/PMPB/Redes sociais

O Comandante da PM no Tocantins, Coronel Márcio Antônio Barbosa, também publicou nota de pesar nas redes sociais da polícia. "Diante desta irreparável perda, estendemos nossas mãos solidárias aos familiares e à coirmã paraibana, com palavras de conforto e apoio". (Confira a nota na íntegra abaixo)

Depoimento de Antônio

Antônio se apresentou à polícia e durante depoimento disse que quatro indivíduos chegaram e um deles lhe atacou com um soco no rosto.

“[...] quando um segundo indivíduo veio em sua direção para agredi-lo o comunicante sacou sua arma (pistola institucional) e efetuou um disparo contra ele. Sendo que na sequência os outros indivíduos sacaram suas armas e apontaram na direção do comunicante”, diz o relato feito à Polícia Civil.

Após a confusão Antônio Ezequiel saiu do local e disse que só depois soube que os indivíduos eram policiais militares. Ele também alegou que não houve qualquer discussão anterior que motivasse a agressão do primeiro indivíduo e que não conhecia nenhum dos envolvidos.

Ele é soldado e recebe cerca de R$ 6 mil, segundo levantamento do portal da transparência do Tocantins. Ele se apresentou na delegacia durante a manhã e depois de ser ouvido, foi liberado para responder em liberdade. O g1 pediu posicionamento da defesa dele, mas não houve resposta até a publicação desta reportagem.

O que diz a defesa de Antônio?

Antes de debater o tema, por princípio de lealdade funcional, destaco a profunda melancolia e tristeza que contorna à situação.

No mais, O Soldado Antônio Ezequiel de Souza Santos, efetuou disparo para proteger sua própria vida, e ao saber que os Homens que o atacaram inicialmente, dando murro em sua cara, e que estavam, inclusive, armados, eram Policiais Militares da Paraíba (BOPE) à paisana, lhe deixou atônito e angustiado pois mesmo agindo para legitimar sua vida, jamais imaginou que seus agressores, eram, na verdade, Policiais Militares de outro Estado da Federação.

Agiu em cumprimento natural e regular do direito de sobreviver em meio à uma investida agressiva e injusta.

Por fim, apresentou-se por livre manifestação de vontade, tendo em vista o contexto e as circunstâncias específicas do ocorrido.

Veja as notas da PMTO

A Polícia Militar do Tocantins lamenta com profundo pesar o falecimento do Soldado Eltas Max Barbosa da Nóbrega, da Polícia Militar do Estado da Paraíba, 33 anos, vítima de disparo de arma de fogo em estabelecimento comercial na madrugada de hoje, por volta das 03:30h, na quadra 902 Sul, em Palmas-TO. O óbito foi confirmado nesta tarde, por volta das 14h30h, pelo Hospital Geral de Palmas.

O suspeito foi identificado e já prestou seu depoimento à Polícia Civil, que vai apurar o caso, após apresentar-se voluntariamente nesta manhã. Trata-se de um policial militar do Tocantins, que estava de folga.

A Polícia Militar também já adotou as medidas preliminares para apuração interna e também já está providenciando todas as medidas necessárias para assistência à família, referente ao traslado do corpo e demais suportes necessários para o momento.

Nota de pesar do Comandante da Polícia Militar do Tocantins, Coronel Márcio Antônio Barbosa

É com profundo pesar que a Polícia Militar do Estado do Tocantins expressa seus mais sinceros sentimentos à família enlutada pelo falecimento do Soldado da Polícia Militar da Paraíba Eltas Max Barbosa da Nóbrega, ocorrido neste dia 15/04, em solo tocantinense. Diante desta irreparável perda, estendemos nossas mãos solidárias aos familiares e à coirmã paraibana, com palavras de conforto e apoio, em meio a este momento de profunda dor e consternação.

Neste momento de dor e despedida, rogamos a Deus que conceda forças à família e amigos para superar este momento de luto, encontrando conforto na certeza de que o amor e as lembranças compartilhadas perpetuarão a memória do policial militar e irmão de farda Eltas Max Barbosa da Nóbrega para sempre em nossos corações.

Márcio Antônio Barbosa de Mendonça - Coronel PM, Comandante-Geral da Polícia Militar do Tocantins.

*G1 Tocantins