Palmas
29º
Araguaína
26º
Gurupi
27º
Porto Nacional
29º
CENÁRIO POLÍTICO

Eleições 2024: veja quem são os pré-candidatos a prefeito de Palmas

16 abril 2024 - 08h19

Faltando pouco mais de seis meses para as eleições municipais de 2024, marcadas para o dia 6 de outubro, as movimentações entre os partidos para escolher quem vai concorrer aos cargos no Poder Executivo já começaram. Em Palmas, foram divulgadas pelo menos sete pré-candidaturas até a publicação desta reportagem.

Neste ano, a capital poderá ter segundo turno, já que a cidade ultrapassou a marca de 200 mil eleitores, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

O período para os partidos realizarem convenções e decidirem seus candidatos vai de 20 de julho a 5 de agosto. Já o registro da candidatura deve ser feito até 15 de agosto.

Confira a lista de quem, até aqui, anunciou publicamente a pré-candidatura à Prefeitura de Palmas:

Carlos Amastha (PSB)

Carlos Amastha (PSB)  Foto: Divulgação

Carlos Amastha é empresário e já esteve à frente da Prefeitura de Palmas por dois mandatos. Foi eleito em 2012 e reeleito em 2016. Na metade do segundo mandato, em 2018, concorreu ao governo do Tocantins e terminou o pleito em segundo lugar, perdendo para o ex-governador Mauro Carlesse.

Situação: Pelas redes sociais, Carlos Amastha fez anúncios relacionados à pré-candidato à Prefeitura de Palmas.

Charleide Matos (PSOL)

Charleide Matos (PSOL)  Foto: Divulgação/PSOL

Charleide Matos é estudante de Direito, cabelereira e trancista. Fundou a Casa Pérolas Negras, no Jardim Taquari. Ela foi candidata a vereadora em Palmas em 2020 e a deputada federal em 2022 pelo PSOL. Atualmente é a presidente do Diretório Municipal do PSOL em Palmas.

Situação: O nome de Charleide foi anunciado como pré-candidata pelas redes sociais do partido PSOL em fevereiro deste ano. Segundo a assessoria do partido, não houve uma solenidade de anúncio, mas desde fevereiro os nomes estão sendo discutidos e está em construção com os filiados do partido.

Eduardo Siqueira Campos (PODEMOS)

Eduardo Siqueira Campos (PODEMOS)  Foto: Divulgação

Filho do ex-governador José Wilson Siqueira Campos, que morreu em 2023, Eduardo Siqueira campos já esteve à frente do Executivo municipal entre 1993 e 1996. Também foi deputado estadual, federal e senador pelo Tocantins.

Situação: anunciado como pré-candidato a prefeito de Palmas pelo PODEMOS no dia 4 de outubro de 2023, mesmo dia em que se filiou ao partido. A previsão para oficialização do nome de Eduardo é para julho, segundo informou o político.

Professor Júnior Geo (PSDB)

Deputado estadual Prof. Júnior Geo (PSDB)  Foto: Talita Gregório/Aleto

É deputado estadual reeleito em 2022. Júnior Geo é professor efetivo do Instituto Federal do Tocantins. Se elegeu vereador de Palmas em 2012. Reeleito em 2016, ficou no cargo até 2018 e no ano seguinte, passou a atuar como deputado estadual. Em 2020, disputou a eleição para prefeito da capital e ficou em segunda posição.

Situação: Se filiou recentemente ao PSDB e é pré-candidato ao Executivo Municipal. Segundo a assessoria de comunicação de Júnior Geo, o lançamento da pré-candidatura ocorrerá conforme agenda do partido e a data não foi informada.

Professora Janad Valcari (PL)

Deputada estadual Janad Valcari (PL)  Foto: Divulgação/ Ascom Gabinete

Janad Valcari é advogada, administradora de empresas, neuropsicopedagoga, tecnóloga em gestão e empresária no ramo da educação. Foi eleita vereadora de Palmas em 2020, e escolhida internamente como presidente da Câmara Municipal. Antes de terminar o mandato, em 2022, se candidatou à Assembleia Legislativa e foi eleita como deputada estadual, cargo que ocupa atualmente.

Situação: Janad anunciou pelas redes sociais nesta segunda-feira (15) que seu nome está entre os pré-candidatos à Prefeitura de Palmas.

Ricardo Ayres (Republicanos)

Deputado federal Ricardo Ayres   Foto: Washington César/AL/Divulgação

Ocupa atualmente o cargo de deputado federal pelo Tocantins. É advogado e mestrando em Gestão Pública pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Foi eleito deputado estadual em 2014 e reeleito em 2018. Entre 2010 e 2014 atuou como suplente no mesmo cargo.

Situação: a pré-candidatura à Prefeitura de Palmas foi anunciada em novembro de 2023 durante um café da manhã com a imprensa, na capital.

Roberta Tum (PCdoC)

Jornalista Roberta Tum (PCdoB)  Foto: Divulgação/PCdoB

Jornalista e empresária, moradora de Palmas desde abril de 1991. Já disputou duas eleições para deputada estadual, em 1998 e 2002. Se afastou da vida partidária para se dedicar ao Marketing Político e à cobertura especializada em política. Fundou dois veículos de comunicação no Tocantins e uma empresa de consultoria na área eleitoral. É filiada ao PC do B desde 2017.

Situação: Roberta Tum teve o nome apresentado pelo partido em novembro de 2023, após ser eleita como presidente do PC do B para o biênio 2024/2025.

*G1 Tocantins