Menu
Busca quinta, 23 de setembro de 2021
(63) 99958-5851
Araguaína
37ºmax
23ºmin
NA PRÁTICA

Confira 10 dicas para começar a economizar água em casa hoje mesmo

13 agosto 2021 - 10h04Por BRK Ambiental
Garantir que todos os brasileiros tenham acesso à água de qualidade é um dos maiores desafios para os gestores do país. Muitas vezes tratado como um bem infinito, a água é um dos recursos naturais que mais dá sinais de que não vai durar por muito tempo devido ao uso desmedido, às mudanças climáticas e às intervenções humanas no meio ambiente. Por isso, é importante falar sobre economia de água.

O recurso é essencial para diversos fins, desde atividades cotidianas, como tomar banho e cozinhar, até para o desenvolvimento econômico de um país. Afinal, a água é indispensável para inúmeros processos industriais na produção de alimentos e produtos de consumo, para a geração de energia, agricultura, entre outras atividades.

Continue a leitura, entenda a importância da economia de água e confira dicas para mudar hábitos simples do dia a dia que resultam na maior preservação dos recursos hídricos. Vamos lá?

Por que é importante economizar água?

Segundo o relatório da Agência Nacional de Águas (ANA), 48 milhões de brasileiros foram afetados por estiagens (passageiras) ou secas (duradouras) no período entre 2013 e 2016.

O ano mais grave em impactos para a população foi 2016, em que 18 milhões de pessoas foram impactadas por fenômenos climáticos que resultaram em escassez hídrica, sendo que 84% dos afetados viviam na região nordeste do Brasil.

O estudo ainda mostrou que a demanda por uso de água no país é crescente, com aumento previsto de até 80% no total retirado de água nos últimos 20 anos. Até 2030, a estimativa é de que a retirada aumente em 30%.

A publicação também mostrou que o histórico da evolução dos usos da água está diretamente vinculado ao desenvolvimento econômico e ao processo de urbanização do país. Por isso, é fundamental que a sociedade se conscientize sobre a importância de economizar água e não correr o risco de ficar sem esse recurso tão essencial.

Como economizar água?

Mudanças simples de hábitos são fundamentais para o futuro da água. Confira as dicas a seguir.
Slide 1 de 12

 

AO VIVO