Palmas
25º
Araguaína
23º
Gurupi
21º
Porto Nacional
26º
FIQUE SABENDO!

Mitos sobre os efeitos da vacina contra a Covid-19 em grávidas

18 agosto 2021 - 15h46Por Meio Norte
Os dados de monitoramento mostram que as vacinas causam abortos espontâneos Falso

Algumas postagens destacam que foi relatada a ocorrência de abortos espontâneos a programas de monitoramento de vacinas, incluindo o sistema Yellow Card da Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde (MHRA, na sigla em inglês), órgão do governo britânico equivalente à Anvisa no Brasil, e o Sistema de Notificação de Reações Adversas à Vacina (Vaers, na sigla em inglês) nos EUA.

Qualquer pessoa pode relatar sintomas ou condições de saúde que tenha sentido após tomar a vacina. Nem todo mundo vai escolher relatar, portanto, este é um banco de dados de seleção automática.

De fato, foram relatados casos de abortos espontâneos nesses bancos de dados infelizmente, são eventos comuns , mas isso não significa que tenham sido causados pela vacina.

Um estudo mostrou que a taxa de aborto espontâneo entre as pessoas vacinadas estava em conformidade com a taxa esperada na população em geral 12,5%.

A imunologista reprodutiva Victoria Male, da Universidade Imperial College London, no Reino Unido, explica que esses sistemas de notificação são muito bons para detectar efeitos colaterais da vacina que são normalmente raros na população em geral foi assim que um tipo específico de coágulo sanguíneo foi relacionado, em casos raros, à vacina AstraZeneca.

Se, de repente, você começar a observar sintomas incomuns em pessoas vacinadas, é um sinal de alerta.

Mas eles não são tão bons no monitoramento de efeitos colaterais que são comuns na população como mudanças na menstruação, abortos espontâneos e problemas cardíacos. Encontrá-los nos dados não acende necessariamente um alerta, porque você esperaria vê-los de qualquer maneira, com vacina ou não.

Esses dados levariam a uma investigação apenas se começassem a haver muito mais abortos espontâneos do que os observados em pessoas não vacinadas e não foi o caso até agora.

Algumas pessoas também compartilharam gráficos que mostram um grande aumento no número de pessoas que relataram suas experiências a esses programas em comparação com nos anos anteriores, para outras vacinas e medicamentos.

Isso foi usado para sugerir que a vacina contra covid-19 é menos segura. Mas o aumento não é capaz de nos dizer isso, só pode nos dizer que muitas pessoas estão relatando possivelmente porque uma proporção sem precedentes da população está sendo vacinada e é um assunto bastante debatido.