Palmas
28º
Araguaína
28º
Gurupi
29º
Porto Nacional
28º
FIQUE SABENDO!

Mitos sobre os efeitos da vacina contra a Covid-19 em grávidas

18 agosto 2021 - 15h46Por Meio Norte
As vacinas podem atacar a placenta Não há evidências

Uma petição amplamente compartilhada por Michael Yeadon, pesquisador científico que fez outras declarações enganosas sobre a covid, alega que a proteína spike do coronavírus contida nas vacinas da Pfizer e Moderna é semelhante a uma proteína chamada sincitina-1, envolvida na formação da placenta.

Ele especulou que isso poderia levar anticorpos contra o vírus a atacar uma gravidez em desenvolvimento também. Alguns especialistas acreditam que essa foi a origem da crença de que as vacinas contra covid podem prejudicar a fertilidade.

Na verdade, a sincitina-1 e a proteína spike do coronavírus são quase tão semelhantes quanto quaisquer outras duas proteínas aleatórias, de modo que não há razão real para acreditar que o corpo possa confundi-las.

Mas agora há evidências para ajudar a refutar sua teoria.

O médico de fertilidade americano Randy Morris, que queria responder diretamente às preocupações que ouvia, começou a monitorar suas pacientes que estavam sob tratamento de fertilização in vitro para ver se a vacinação fazia alguma diferença nas chances de uma gravidez bem-sucedida.

Das 143 participantes no estudo de Morris, mulheres vacinadas, não vacinadas e previamente infectadas apresentaram a mesma probabilidade de ter uma implantação de embrião bem-sucedida e de levar a gestação até o fim. As mulheres eram semelhantes na maioria dos outros aspectos.

O estudo é pequeno, mas se soma a um grande volume de outras evidências e se a alegação fosse verdadeira, seria de se esperar que aparecesse mesmo em um estudo desse porte.

Morris observa que as pessoas que espalham esses temores não explicam por que acreditam que os anticorpos produzidos em resposta à vacina podem prejudicar a fertilidade, mas os mesmos anticorpos de uma infecção natural, não.

O problema é que, enquanto os cientistas correm para fornecer evidências para tranquilizar a população, no momento em que podem comunicar suas descobertas, as pessoas já passaram para o próximo tópico na internet. "A marca registrada de uma teoria da conspiração é que, assim que ela é refutada, você muda as regras do jogo", diz Morris.
Slide 4 de 4