Palmas
30º
Araguaína
29º
Gurupi
32º
Porto Nacional
30º
TOCANTINS

Aeroporto de Palmas deve ser leiloado hoje com prazo de concessão de 30 anos

07 abril 2021 - 11h54Por Redação

O Aeroporto de Palmas deve ir a leilão, nesta quarta-feira (07), após anos de estudo e projetos de privatização. Ao todo, serão leiloados 22 aeroportos do país, separados em três blocos.

O da capital tocantinense está no bloco central, juntamente com os de Goiânia (GO), São Luís (MA), Imperatriz (MA), Teresina (PI) e Petrolina (PE). Cada bloco concentra aeroportos com características semelhantes.

O Ministério da Infraestrutura emitiu um comunicado em que lembra que os terminais têm a vocação econômica para o turismo de eventos, de negócios e integração regional. Além disso, englobam áreas de atuação expressiva da agropecuária e agronegócio.

Outros projetos de infraestrutura devem ir a leilão nesta semana. Um deles é a Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), que deve ter um trecho atravessando o Tocantins e o Porto de Itaqui (MA), que é por onde parte da produção agrícola tocantinense é escoada.

A expectativa do Governo Federal é de arrecadar pelo menos R$ 50 milhões com os seis aeroportos do bloco. Além disso, é esperado que os vencedores invistam R$ 2,14 bilhões nestes terminais pelos próximos 30 anos, que é o prazo de concessão.

Os valores dos terminais não foram divulgados, mas o processo deve gerar 30 mil empregos, segundo projeção do governo.

Ainda serão leiloados também os aeroportos de Curitiba (PR); Foz do Iguaçu (PR); Londrina (PR); Bacacheri, também em Curitiba (PR); Navegantes (SC), Joinville (SC); Pelotas (RS); Uruguaiana (RS); e Bagé (RS) pelo bloco sul. Já o bloco norte contempla os terminais de Manaus (AM); Tabatinga (AM); Tefé (AM); Porto Velho (RO); Rio Branco (AC), Cruzeiro do Sul (AC); e Boa Vista (RR).