Palmas
33º
Araguaína
30º
Gurupi
31º
Porto Nacional
33º
REDE MUNICIPAL

"Encontramos em Araguaína o melhor ensino adaptado", diz mãe de uma aluna com deficiência

26 abril 2024 - 11h23

Em referência ao Dia Nacional de Libras, celebrado em 24 de abril, a Prefeitura de Araguaína, por meio das secretarias da Educação e da Assistência Social, Trabalho e Habitação, promoveu uma ação na Via Lago para enfatizar a importância da inclusão e socialização das pessoas surdas na sociedade e incentivar uso da Língua Brasileira de Sinais. Servidores especializados em Libras lideraram as atividades proporcionando oportunidades para a comunidade melhorar sua compreensão e comunicação nessa língua.

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram
 
Durante o evento, Raiana Arruda, mãe da Ludmila, uma criança surda de nove anos, destacou que o ensino para pessoas surdas em Araguaína é o melhor da região.
 
“Desde que descobrimos o diagnóstico da Ludmila, passamos por algumas cidades e não achamos uma escola que pudesse atender a minha filha de maneira adequada. Encontramos em Araguaína o melhor ensino adaptado, além do apoio da Central de Interpretação de Libras de Araguaína (CIL)”, disse Raiana.
 
A ação
 
A diretora de Políticas Públicas da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Habitação, Rhaíssa da Rosa, ressaltou que escolha do local da ação foi estratégica.
 
“Optamos por realizar nossa atividade na Via Lago devido ao seu alto fluxo de pessoas que caminham por ali. Dessa forma, nosso propósito de sensibilizar as pessoas e promover interesse e compreensão sobre a importância da Libras pode alcançar um público mais amplo e diversificado”, explicou Rhaíssa.
 
Na Via Lago, os presentes participaram de atividades de aprendizagem e conscientização sobre a língua de sinais e a cultura surda, a exposição dos serviços ofertados pela Central de Interpretação de Libras (CIL), aulas de Libras com professores surdos, apresentação da história da Libras e pesquisas linguísticas de línguas de sinais e Literatura Surda.
 
Segundo a supervisora da disciplina de libras, Nilde Araújo, que também é deficiente auditiva, as ações contribuem para a promoção e conscientização da cultura surda
 
“Criamos espaços de interação entre surdos e ouvintes com o objetivo de promover a divulgação da língua de sinais, destacando sua autenticidade e status linguístico como qualquer outra língua. Apresentamos a história da língua de sinais no Brasil, destacando a conscientização sobre a importância de uma recepção mais respeitosa e empática à comunidade surda que começou a se disseminar entre a população” disse Nilde Araújo.
 
O Dia Nacional de Libras é uma homenagem à criação da Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que reconhece a Língua Brasileira de Sinais como uma língua oficial do país.
 
É lei
 
A Lei Municipal nº 3.266 exige que as comunicações e campanhas veiculadas pela prefeitura na televisão e nas redes sociais incluam uma janela com um intérprete de Libras, visando garantir a acessibilidade do conteúdo. E a Lei Municipal nº 3.267 determina que as agências bancárias de Araguaína devem disponibilizar um intérprete de Libras ou um sistema integrado para atender às necessidades das pessoas surdas ou com deficiência auditiva durante o atendimento.
 
Central de Interpretação de Libras
 
Araguaína destaca-se como a única cidade do Tocantins que possui uma CIL (Central de Interpretação de Libras), destinada a auxiliar os surdos e deficientes auditivos em suas comunicações. Os intérpretes fluentes em Libras estão disponíveis para uma variedade de serviços, incluindo acompanhamento em consultas médicas na rede pública e interpretação em audiências judiciais.
 
A CIL, integrante da Secretaria da Assistência Social de Araguaína, opera desde 2013 no município. De acordo com levantamento do órgão, atualmente há 35 surdos e deficientes auditivos cadastrados, sendo que 20 deles utilizam regularmente os serviços oferecidos.
 
Para acessar esses serviços, é necessário comparecer à Secretaria da Assistência Social de Araguaína, localizada na Rua Humberto de Campos, nº 508, no Bairro São João, portando documentos pessoais. O horário de funcionamento é das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas.
 
Diretoria de Educação Especial
 
A Diretoria de Educação Especial, ligada à Secretaria Municipal de Educação (SEMED), implementa políticas públicas em Educação Especial para alunos com deficiências, transtornos do espectro autista e altas habilidades/superdotação.
 
Dentre os serviços ofertados por esse departamento, estão os atendimentos de psicologia, fonoaudiologia, psicopedagogia e serviço social. Estudantes com deficiência auditiva são acompanhados por especialistas, intérpretes e instrutores de Libras, responsáveis pela supervisão e orientação escolar. Para ter acesso aos serviços ofertados, as unidades escolares encaminham ofício à Diretoria de Educação Especial solicitando o atendimento desejado.
 
Outras iniciativas incluem a presença de intérpretes de Libras e profissionais de apoio para alunos surdos, assim como a presença de professores surdos no Atendimento Educacional Especializado nas escolas e creches do município.
 
Também são realizadas capacitações e formações continuadas sobre inclusão e são ofertados cursos de formação continuada de Libras e braile para os profissionais da Educação, além da disciplina de Libras ser obrigatória para o 4º e 5º ano na rede municipal de ensino.
 
A Diretoria orienta e supervisiona o ensino por meio do monitoramento dos atendimentos realizados nas Salas de Recursos Multifuncionais instaladas nas instituições de ensino municipais de Araguaína e o assessora o ensino regular através do trabalho da supervisão pedagógica.