Palmas
29º
Araguaína
29º
Gurupi
31º
Porto Nacional
29º

Pacientes denunciam atraso no atendimento do Hospital Municipal

25 novembro 2010 - 13h31

Da Redação
Stoff Vieira

É lamentável a situação em que se encontra a saúde pública na cidade de Araguaína, em especial o Hospital Municipal de Araguaína (HMA). Cenas como pacientes chorando no corredor, mães andando de um lado para outro, inquietas em quanto os filhos aguardam horas para serem atendidos é rotina.

Na noite da última quarta-feira, 24, essas cenas rotineiras se repetiram, alguns pacientes aguardaram cerca de quatro horas para serem atendidos. Por volta das 23h da noite, um pai perguntou há atendente que horas seu filho seria atendido, pois já havia uma hora que aguardavam atendimento. “Tem gente que chegou aqui às dezenove horas e agora é que estão sendo atendidas”. Confirmou a atendente.

A nossa equipe de reportagem testemunhou médicos plantonistas "conversando" no corredor, enquanto pacientes reclamavam da demora para serem atendidos. O mais inusitado, foi a resposta de uma profissional da medicina ao ser abordada por uma enfermeira que anunciava que uma mãe com um bebê aguardava há algum tempo para ser atendida e que a criança estava com muita febre, a médica falou: “Não vou atender ninguém antes que eu jante”.

A dona de casa Oneíde Pereira, 26, mãe de uma criança de sete anos em conversa com a equipe de reportagem afirmou: “Cheguei aqui há duas horas e só agora meu filho recebeu atendimento”.

O descaso com os usuários do hospital municipal não para por aí, em determinado momento da noite, uma funcionária responsável pela limpeza do hospital pediu que os pacientes que aguardavam na sala de espera se retirassem e aguardassem do lado externo enquanto ela limpava a sala.

Essas situações que nossa equipe de reportagem de plantão presenciou, mostram um evidente descaso no atendimento de pacientes no hospital público do município. Um atraso, para muitos casos que chegam ao hospital, pode resultar em graves problemas ou até mesmo a morte de pacientes que aguardam atendimento.

Na manhã desta quinta-feira, 25, a redação do Portal O Norte entrou em contato com a assessoria de imprensa do HMA, para falar sobre assunto, fomos então informados de que a assessoria no momento não poderia dar nenhuma posição sobre os atendimentos no plantão da noite dessa quarta-feira, mas que posteriormente poderia nos informar sobre os fatos ocorridos.