Os atendimentos na unidade do É Pra já de Araguaína seguem suspensos até que todos os servidores da unidade sejam testados. Prédio, móveis e equipamentos passaram por higienização completa nesta terça-feira, 12, de acordo com os protocolos definidos pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Segundo a Secretaria de Estado da Administração (Secad), para evitar que houvessem falsos positivos ou negativos, nem todos os servidores puderam ser testados nesta segunda-feira. “É preciso aguardar alguns dias até que a quantidade desses anticorpos seja detectável em um teste (janela imunológica)”, explicouo secretário da Administração, Bruno Barreto. “Alguns testes, daqueles que tiveram sintomas, estão sendo encaminhados ao Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen-TO) e precisamos aguardar os resultados”, complementou.
Só depois dos resultados é que o atendimento do É Pra Já será retomado. Os usuários serão informados por meio do sistema de agendamento e pelos canais de comunicação da Secad e do Governo do Tocantins. A medida foi necessária após uma servidora da unidade de Araguaína, ter sido diagnosticada com Covid-19, na última sexta-feira, além do número crescente de casos em Araguaína.
Medidas
Recipientes com álcool em gel foram colocados em locais visíveis, servidores adotaram uso de máscaras e rotina de higienização de mãos e equipamentos e o distanciamento social foi delimitado nos espaços de filas e também nas cadeiras de espera, com isolamento de algumas, garantindo a distância de 2 metros entre as pessoas.
Um sistema de agendamento de atendimento foi adotado para evitar que houvesse aglomeração de pessoas dentro das unidades. “Aplicamos diferentes estratégias para garantir a segurança e saúde de nossos usuários e servidores. Infelizmente, em uma situação de transmissão comunitária, como a que estamos vivendo agora, com a quantidade de casos subindo todos os dias, já não conseguimos identificar onde uma pessoa pode ter contraído a doença e por isso é preciso que todos os tocantinenses se unam e reforcem as medidas de proteção”, frisou o secretário da Administração, Bruno Barreto.
No último mês, o secretário visitou as unidades do É Pra Já em Araguaína e Gurupi, conferindo o sistema de agendamento e as medidas de proteção adotadas. A unidade de Araguaína também passou por fiscalização da Vigilância Sanitária de Araguaína, que aprovou as medidas de prevenção adotadas no local.
“O É pra Já ainda foi o ponto inicial de uma ação importante do Governo do Tocantins, de educação e orientação à população e comerciantes sobre medidas de proteção que devem ser observadas por todos, como forma de prevenção à propagação do Coronavírus. Fizemos questão de começar dando exemplo”, frisou o secretário.