Palmas
30º
Araguaína
30º
Gurupi
33º
Porto Nacional
30º
NO TOCANTINS

Vídeo mostra adolescente negro sendo espancado por colegas dentro de sala de aula

07 maio 2024 - 10h36Por Da Redação

Imagens registradas dentro de uma sala de aula mostram o momento em que um adolescente é violentamente agredido por colegas em uma escola de Itacajá no Norte do Tocantins. 

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

O episódio aconteceu na tarde dessa segunda-feira (06), na Escola Estadual de Itacajá. O vídeo mostra o aluno sentado na sua carteira e sendo intimidado por outros colegas, um deles se aproxima e dá início às agressões físicas. Enquanto o aluno era esmurrado, alguns colegas se afastaram enquanto outros gritavam como forma de incentivo à confusão.

O vídeo foi encaminhado para a nossa redação via denúncia anônima. O motivo da discussão ainda não foi esclarecido mas segundo o denunciante, o pai da vítima chegou a acionar a polícia. 

Em nota publicada nas redes sociais, a escola garantiu que desenvolve políticas de prevenção e combate a todo tipo de violência e destacou que está tomando as devidas providências mas não deu mais detalhes sobre o caso. 

O Portal O Norte procurou a Polícia Militar e Secretaria de Segurança Pública para esclarecimentos já que segundo o denunciante o caso foi parar na delegacia onde foi registrado um Boletim de Ocorrência por meio da central de Atendimento da Polícia Civil. 

O QUE DIZ A PM

Assessoria da Polícia Militar informa que na manhã de segunda-feira, 06, policiais militares foram acionados pela diretora do Colégio Estadual de Itacajá-TO, via telefone funcional, informando sobre uma briga ocorrida em sala de aula entre cinco alunos menores de idade, na qual um deles havia sido agredido fisicamente por quatro colegas de turma, após discussão entre os envolvidos.

Ao chegar na unidade de ensino, a guarnição deparou-se com os pais da vítima. Em seguida, os pais dos outros quatro alunos, apontados como possíveis agressores, foram contatados juntamente com o Conselho Tutelar de Itacajá-TO, ambos comparecendo ao local. 

Devido as lesões que a vítima apresentava, todos os envolvidos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Itacajá-TO, juntamente com os seus respectivos responsáveis. A vítima e seu genitor, deslocaram-se por meios próprios à central de flagrante em Pedro Afonso-TO, onde registraram Boletim de Ocorrência junto ao delegado plantonista, para que fossem tomadas as devidas providências.
 
Assessoria de comunicação da Polícia Militar do Tocantins

O QUE DIZ A SSP 

Nota à Imprensa

Assunto: Agressão escola de Itacajá
Data: 07/05/2024

A Secretaria da Segurança Pública do Tocantins informa que o caso foi registrado na 51ª Delegacia de Polícia de Itacajá, sendo que todos os envolvidos foram ouvidos e confessaram as agressões. A vítima fez exame de corpo de delito e as lesões foram constatadas. Após serem ouvidos, os adolescentes foram liberados e entregues aos pais. 

A SSP-TO informa ainda que será instaurado Boletim de Ocorrência Circunstanciado (BOC) por ato infracional análogo ao crime de lesão corporal leve. O caso será acompanhado pela 51ª DP.

Secretaria da Segurança Pública do Tocantins

O QUE DIZ A SEDUC

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc)  informa que a gestão do Colégio Estadual de Itacajá (CEI) agiu imediatamente ao tomar conhecimento do caso de agressão ocorrido entre estudantes, levando os envolvidos à delegacia e garantindo cuidados médicos ao estudante agredido. A escola continuará acompanhando o caso conforme as determinações legais. 

A Seduc reforça seu repúdio à violência e reforça iniciativas que garantam uma convivência saudável na comunidade escolar, destacando-se o programa "Escola de Emoções", focado no desenvolvimento socioemocional dos alunos e no fortalecimento das equipes multiprofissionais. 

A gestão da escola está atenta ao bem-estar do estudante agredido, buscando acolher e tratar quaisquer traumas enfrentados. Além disso, investigará o histórico dos agressores e promoverá uma abordagem educativa para conscientizar a turma sobre a importância de não serem omissos diante de casos de agressão. Destacamos também que serão fortalecidos os protocolos de segurança na escola.