Palmas
32º
Araguaína
28º
Gurupi
32º
Porto Nacional
32º
VIA LAGO

Vigilância Sanitária orienta e fiscaliza ambulantes sobre boas práticas na comercialização

15 dezembro 2023 - 10h42

O aumento na movimentação de pessoas em Araguaína por causa das festividades de fim de ano demanda uma atenção redobrada da Vigilância Sanitária Municipal, em especial nas regiões da cidade com maior consumo de alimentos e bebidas. Nesta semana, as equipes do órgão estiveram na Via Lago para cadastrar e orientar os comerciantes que estão vendendo seus produtos na Vila de Natal.

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram
 
Cláudio Barbosa Aguiar, diretor de Vigilância Sanitária, conta que os fiscais distribuíram materiais informativos sobre boas práticas de higiene, armazenamento adequado e outras orientações essenciais para garantir a qualidade dos alimentos, de forma a proporcionar aos empreendedores conhecimento das normas sanitárias e manterem seus espaços de vendas em conformidade.
 
“Durante todo o ano, a Vigilância Sanitária intensificou as atividades de orientação, inspeção e monitoramento do comércio de alimentos, especialmente durante festividades e datas comemorativas de nossa cidade, sempre visando assegurar que os alimentos comercializados atendam aos padrões de higiene e segurança”, informa Cláudio.
 
Resultados positivos
 
Segundo Cláudio, em todas as abordagens feitas junto aos comerciantes da Via Lago, os fiscais não encontraram irregularidades e consideraram uma melhora perceptível nas condições sanitárias no comércio de alimentos.
 
“É um compromisso contínuo. Vemos o resultado positivo do nosso trabalho de orientação e fiscalização, e vemos também o comprometimento dos comerciantes em seguir as recomendações e zelarem pelos alimentos. Todos ganham com esse movimento, principalmente os consumidores”, reforça o diretor da Vigilância Sanitária
 
A comunidade pode contribuir
 
Além das ações de fiscalização, o órgão lembra que a população não só pode, como deve contribuir para a segurança alimentar na cidade. Caso presenciem práticas inadequadas e condições insatisfatórias na venda de comidas e bebidas, o consumidor pode entrar em contato com a Vigilância no telefone (63) 3412-3219.