Palmas
27º
Araguaína
25º
Gurupi
29º
Porto Nacional
29º
ALERTA E PREVENÇÃO

Caminhoneiros passam por triagem e atendimento médico em Araguaína

29 abril 2020 - 10h40

A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, segue levando aos caminhoneiros que passam no Município pela BR-153 atendimento médico, orientações de saúde, vacinação contra influenza, testagem rápida para covid-19 e outros atendimentos. A ação desta semana começou nessa terça-feira, 30, e segue até quinta-feira, 30, e continua durante toda a próxima semana.

Dessa vez, o mutirão será realizado das 18 às 21 horas, nos postos de combustível Ipanema e Toca da Onça, localizados nas entradas norte e sul da cidade.

Parceria com a PRF

O serviço teve início na última sexta-feira, 24, com a parceria da Policia Rodoviária Federal (PRF).  O objetivo é avaliar a saúde dos caminhoneiros, orientá-los em relação aos sinais e sintomas da covid-19 e como se prevenir, além de diagnosticar possíveis novos casos com o este rápido e imunizá-los contra a gripe, já que o grupo faz parte do público-alvo dessa fase da campanha.

“A primeira ação que realizamos foi muito positiva e conseguimos atender muitos caminhoneiros em trânsito pela cidade. Nossa ideia é de que esse trabalho faça parte do calendário das ações estratégicas da Secretaria Municipal da Saúde”, informou o superintendente de Atenção Básica do Município, Murilo Bastos.

Precaução

O Cleudivan Soares Pimentel, motorista de caminhão há mais de 20 anos, mora em Araguaína e passa maior parte do tempo na estrada. Antes de sair com destino ao Maranhão decidiu verificar como está a saúde.

O motorista passou por triagem, aferiu pressão, verificou a temperatura com termômetro infravermelho, recebeu a vacina contra influenza e ainda teve oportunidade de tirar dúvidas com a médica de plantão no local.

“Nem bem cheguei e já retorno à estrada, fiquei aliviado ao ver a equipe da Saúde aqui no posto, agora sigo mais tranquilo sabendo que está tudo certo com minha saúde e ainda por cima protegido contra a gripe”, analisou o caminheiro.

Números positivos

De acordo com os dados da Secretaria da Saúde, na primeira ação em parceria com Polícia Rodoviária foram vacinados uma média de 400 caminhoneiros, 100 passaram por atendimento médico e dois homens sintomáticos realizaram o teste rápido com resultados negativos para covid-19.

A expectativa do Município é de que nos próximos dias sejam atendidos mais de 1 mil caminhoneiros de passagem pelos dois postos de combustível.