Menu
Busca quarta, 19 de fevereiro de 2020
(63) 99292-6165
Araguaína
29ºmax
24ºmin
ARAGUAÍNA

Casa de acolhimento inaugura nova sede e amplia atendimento em 200%

09 janeiro 2020 - 11h56

Foi inaugurado nesta quarta-feira, 8, o novo espaço da Associação Sem Fins Lucrativos Lar de Savana. Há dois anos em tratamento contra um câncer no colo do útero, a dona de casa Rita Aparecida dos Santos, 48 anos, relata que encontra na casa o apoio e acolhida que tanto necessita no tempo longe de sua casa, em Rondon no Pará.
 
“Aqui me sinto em casa e o tratamento e acolhida a mim é um conforto em meio a tanta dor e sofrimento nesse tempo de tratamento. Agora estou na fase de acompanhamento, mas, continuo vindo para cá onde sou tão bem tratada”, disse a dona de casa.
 
O lar
A casa é ponto de apoio para mulheres que buscam tratamento para o câncer em Araguaína e atenderá em local concedido pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde. A sede está localizada na Rua W, nº 95, no Loteamento Martins Jorge. Com a reforma o local amplia sua capacidade de atendimento de 10 para 30 mulheres por vez.
 
“É a realização do sonho da minha filha Savana e me sinto feliz em seguir concretizando o desejo dela de ajudar mulheres no tratamento contra o câncer. Aqui além do abrigo damos alimentação, conforto, igualdade e muito amor; sou grata a Prefeitura e todos os parceiros que nos apoiam nessa missão”, disse a idealizadora do projeto, Fátima Duarte, 62 anos.
 
Nova estrutura
A casa foi reformada e mobiliada com contribuição de parceiros e possuiu sete quartos, um com seis camas e o restante com quatro camas, cada, três banheiros, sala e cozinha. O terreno de 1.344 m² possibilita a construção de mais edificações e a expectativa é que sejam implantadas salas de costura, artesanato, salão, escritórios e mais banheiros.

(Foto: Marcos Sandes/AscomPrefeitura)
 
Você pode ajudar
Para contribuir com o abrigo basta dedicar uma quantia na conta corrente do Banco do Brasil nº 93009-1, agência 638/6. Para mais informações, os doadores podem ligar para os telefones: 99202-4744 (Fátima) e 98138-0098 (Danilo Leite).
 
Luta contra o câncer
A iniciativa do abrigo nasceu após a morte da jovem Savanna Duarte. Nascida em 8 de janeiro de 1982, natural de São Luís (MA), Savanna mudou-se para Araguaína ainda criança. Em 2015, aos 34 anos, foi diagnosticada com câncer no útero, causa de sua morte em 7 de julho do ano seguinte.
 
A luta de Savanna pela vida e a morte precoce causaram grande comoção na cidade, tornando-a símbolo para a soma de esforços de familiares, iniciativa privada, Prefeitura de Araguaína e a comunidade em geral que permitiu a implantação da Associação Lar de Savanna, que é administrada pela mãe, Fátima.

AO VIVO