Palmas
25º
Araguaína
23º
Gurupi
23º
Porto Nacional
24º
URGENTE!

Com 2 mortes confirmadas hoje, Tocantins chega a 351 casos de Covid-19

06 maio 2020 - 13h05Por Redação

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) acaba de publicar nesta quarta-feira (6), um novo boletim atualizando dados sobre a situação do Coronavírus no Estado. No final da matéria, você confere o mapa e gráficos com dados da pandemia no Tocantins.

De acordo com a Secretaria, foram contabilizados mais 48 novos casos da Covid-19, registrados em: Palmas (04), Araguaína (12), Gurupi (01), Cariri do Tocantins (04), São Miguel do Tocantins (09), Nova Olinda (04), Paraiso do Tocantins (02), Abreulândia (01), Araguatins (01), Augustinópolis (01), Barrolândia (01), Colinas do Tocantins (01), Tabocão (01), Fátima (01), Sítio Novo do Tocantins (01), Tocantinópolis (01), Palmeiras (01), Filadélfia (01) e Wanderlândia (01). Desta forma, hoje o Tocantins contabiliza 351 casos confirmados da doença.

Confira abaixo detalhes sobre os novos casos:

Novos casos positivos por faixa etária

• 0 a 09 anos: 03
• 10 a 19 anos: 03
• 20 a 39 anos: 19

Perfil dos exames realizados

- Lacen: 34 positivos: 127 testes
- Testes rápidos: 14

Óbito

Tocantins registrou mais dois óbitos nos município de Augustinópolis e Miranorte.

Augustinópolis: paciente de 83 anos, do sexo masculino, diabético e hipertenso, estava internado no Hospital Regional da cidade, faleceu no dia 02 de maio, seu exame foi processado no Lacen no dia 05 de maio.

Miranorte: paciente de 49 anos, do sexo masculino, com doença cardiovascular crônica, hipertensão e obesidade, estava internado no Hospital Geral de Palmas (HGP), faleceu no dia 05 de maio.

Observações

Atualmente, o Tocantins contabiliza 09 óbitos, 52 casos recuperados e 290 pacientes ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar.

Um caso do município de Palmas foi corrigido local de residência sendo notificado agora para o município de Novo Acordo, que registra seu primeiro caso na
cidade.

Os dados contidos no boletim são consolidados com resultados de exames realizados no Lacen e notificações recebidas dos municípios no dia anterior.

Caso confirmado de outro Estado

O Lacen realizou três exames que serão contabilizados para os Estados de Goiás e Maranhão.

Índice de Isolamento

Em reportagem publicada ontem , o Portal O Norte mostrou que o Toccantins é um dos Estados com as piores taxas de isolamento social do país, com 49,93% da população respeitando a recomendação da Organização Muncial de saúde (OMS. O Tocantins está lado a lado com Rondônia, atrás apenas do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul ambos com 48,63%.

Além disso, o Estado também está abaixo da média nacional, que conforme aponta os dados, soma neste momento 56,8%.

Um outro detalhe que chama atenção é que no início deste mês, o Tocantins apresentou uma queda drástica no isolamento, deixando a taxa um pouco acima dos 30%. Ainda de acordo com o gráfico, o índice subiu nos últimos dias chegando ao patamar de 49,9%.

Araguaína

Em Araguaína, que lidera disparada o ranking como a cidade com mais casos confirmados no Tocantins, a administração municipal tem apertado o cerco contra o avanço da doença. Na segunda, agentes de fiscalização bloquearam a principal avenida comercial da cidade, a Cônego João Lima, para tentar reduzir o fluxo de pessoas na região. O município ainda estuda a possibilidade de implantar uma espécie de  "Lockdown" na região central da cidade, caso o movimento de populares no local não diminua. 

Esta semana, o prefeito Ronaldo Dimas também publicou uma nova medida, com restrição ao transporte de bebidas e o fechamento de adegas e conveniências que continuavam abertos até então, contudo, não poderiam vender bebidas alcoólicas. Apesar da medida proibitiva adotada anteriormente, muitas denúncias que chegavam via 190 e até mesmo à nossa redação indicavam que a comercialização continuava de forma "clandestina" na cidade, o que estaria colaborando para a aglomeração de pessoas em ambientes particulares. 

Bico do Papagaio

O Bico do Papagaio é a região com maior número de mortes pelo novo Corovavírus no Tocantins até o momento. Sendo duas mortes em Augustinópolis: um senhor de 83 anos que não teve identidade divulgada e o senhor Antônio Bento de 68 anos. Além deles, a Covid-19 também matou na região, a dona Maria Aparecida da Silva (62 anos), de Aguiarnópolis, e dona Cícera Pereira Silva (78 anos), de Sítio Novo. As quatro vítimas eram idosas. 

Mapa e gráficos mostram a situação do Covid-19 no Tocantins. confira abaixo: