Palmas
25º
Araguaína
23º
Gurupi
25º
Porto Nacional
26º
ACIDENTE AÉREO

História do choque de 2 aviões que matou 71 pessoas vira filme

03 julho 2021 - 08h00Por Meio Norte

Uma das maiores tragédias e, ao mesmo tempo, uma das mais inimagináveis na história da aviação mundial ocorreu no dia 01 de Julho de 2002, na Alemanha, quando um Boeing 757, de operação cargueira, que operava o voo DHL 611, chocou-se em pleno ar com um avião Tupolev TU-154, da empresa Bashkirian Airlines, que transportava crianças e seus familiares da Rússia em viagem de férias a Barcelona, na Espanha. 

O acidente teve lugar no espaço aéreo que separa as cidades de Owingen e Überlingen, na Alemanha. Nada menos do que 71 pessoas foram mortas nesse terrível acidente.

As duas aeronaves colidiram no ar às 21:35. O 757 da DHL acabou por cortar a cabine do Tu-154M, fazendo com que todos os tripulantes e passageiros das aeronaves morressem na sequência do choque.

Cerca de dois anos depois, o BFU - Bundesstelle für Flugunfalluntersuchung (Escritório Federal de Investigação de Acidentes Aéreos da Alemanha) determinou que as causas do acidente tinham sido a falha no sistema de controle do tráfego aéreo e gerando problemas quanto ao uso do sistema anticolisão.

Cerca de dois meses depois da publicação dessas conclusões, o controlador de tráfego aéreo que estava de serviço na hora do acidente, o dinamarquês Peter Nielsen foi morto à facada pelo russo Vitaly Kaloyev, que perdeu a esposa e os dois filhos no acidente.

O episódio do acidente e suas consequências fazem parte do enredo do filme Aftermath, lançado em 2017.

Passado um ano do desastre, quase nada da vida de Roman mudou, porem, para Jacob, os tempos eram outros, pois mudou de cidade e profissão e tentava refazer seu casamento. É neste período que Roman descobre o novo endereço do Jacob, através de uma jornalista, e o procura para que o antigo controlador de voo, pedisse, ao menos, desculpas.

Quando Roman visita o apartamento de Jacob, coincidentemente ele recebe a visita de sua esposa e o seu filho. Em meio a conversas ríspidas entre os dois, há um desentendimento e o construtor assassina o ex-controlador na frente de sua esposa e filho.

Simulacão mostra como o acidente ocorreu

Passados mais de uma década do crime, Roman recebe o benefício da prisão domiciliar, depois de cumprir onze anos de prisão em regime fechado. Em sua primeira visita ao túmulo da esposa e filha, depois de livre, faz um rápido contato com um rapaz que se diz perdido, e ao acompanha-lo até a saída do local, descobre que ele é o filho de Jacob Bonanos que o seguia para matá-lo. Porém, o jovem, após apontar uma arma para a cabeça do construtor, não tem a coragem necessária para puxar o gatilho e deixa Roman ir embora.