Palmas
27º
Araguaína
25º
Gurupi
28º
Porto Nacional
28º
TOCANTINS

Projeto de Lei visa incluir educação financeira e Direito no Ensino Médio

03 setembro 2019 - 11h41

Dois projetos inovadores foram apresentados pelo deputado estadual Issam Saado (PV) na Assembleia Legislativa do Tocantins. Um deles projeta em lei a inclusão como disciplina obrigatória no ensino médio a Educação Financeira. Em outro, a inclusão de Noções Básicas de Direito. 

Ao reconhecer a fragilidade do ensino no Brasil o parlamentar afirma que a disciplina de Direito preparará os estudantes do último ano escolar para as questões jurídicas do cotidiano, na busca do conhecimento por seus direitos. "O interesse dos jovens no Direito é uma questão de cidadania, que agrega na formação de cidadãos pensantes e críticos", argumenta. 

A carga horária prevista em projeto de lei é de 60 minutos por semana.

Quanto a Educação Financeira, a proposta prevê uma abordagem transversal, ou seja, da mesma forma que os professores abordam a questão dos direitos humanos com os alunos, presente em diferentes disciplinas e desenvolvida de forma interdisciplinar. 

O parlamentar acredita que a educação financeira é importante para que os estudantes aprendam a lidar com o dinheiro na vida adulta e, desta forma, alcançar seus objetivos materiais, bem como evitar o endividamento.