Menu
Busca quinta, 22 de outubro de 2020
(63) 99958-5851
Araguaína
36ºmax
24ºmin
COVID EM ARAGUAÍNA

Especialista mostra aumento expressivo de recuperados e explica oscilação no número de confirmados

03 junho 2020 - 09h49Por Adriana Santana

Todos os dias, a Secretaria Municipal da Saúde atualiza os números da covid-19 em Araguaína por meio dos boletins epidemiológicos. Os números divulgados na última semana, contabilizados entre os dias 22 a 30 de maio, mostraram uma oscilação, principalmente, dos novos casos positivos da doença. Por outro lado, o aumento de recuperados cresceu expressivamente nos últimos dias. 

A cidade passa por uma fase onde a quantidade de positivos em um dia é maior, em outros, esse número diminui drasticamente, mostrando que chegamos em uma etapa de oscilação que pode ser explicada por uma série de fatores que também são avaliados em âmbito nacional”, explicou o superintendente da Vigilância em Saúde do Município, Eduardo Freitas.

Números

Para se ter uma ideia da variação nos números, segundo dados dos boletins, no dia 22 de maio o Município contabilizou 133 novos casos positivos da covid-19, no dia seguinte, o número reduziu para 116. Entre os dias 24 a 27, os novos casos positivados caíram significativamente na cidade, registrando 54 novas confirmações (24/05), 77 (25/05), 57 (26/05) e 39 (27/05).

Porém, no dia 28 de maio, os números voltaram a subir com o registro de 100 novos casos, crescendo para 129 no dia 29, e fechando a semana com mais 162 confirmações no dia 30 de maio.

Entenda o porquê

Entre as justificativas para a oscilação dos dados está o fato da procura pelo atendimento médico dos suspeitos da doença acontecer de forma espontânea, sem um padrão de quantidade diária.

“Notamos que, geralmente, aos fins de semana a procura pelas unidades é menor, o que traz números baixos de novos casos, na segunda e terça, por exemplo. Já na segunda e terça, a busca pelo médico aumenta gerando uma quantidade maior de positivos, entre quarta e sábado”, explicou o superintendente.

Outra questão apontada é o aumento da realização de testes em clínicas particulares, após a testagem nesses locais, os resultados são encaminhados para o controle da Secretaria Municipal da Saúde.

“Também recebemos na última semana uma quantidade significativa de resultados de testagem maiores realizadas por empresas locais, como foi o caso de alguns frigoríficos e outros segmentos, onde os números lançados alteraram bastante o crescimento no gráfico”, concluiu Freitas.

Mais recuperados

Vem seguindo linha crescente no gráfico de casos o número de pessoas recuperadas da covid-19 em Araguaína, passando de 300 recuperados no dia 22 de maio para 1.079 recuperados nesta terça-feira, 2 de junho. Os números apresentados representam um crescimento de 360% no caso de pacientes curados da doença. 

Controle de casos

De acordo com a Vigilância em Saúde de Araguaína, a principal forma de evitar o avanço do número de pessoas contaminadas pelo coronavírus é o isolamento social, seguindo das medidas de higiene recomendadas em caso de extrema necessidade ao sair de casa, como o uso da máscara, higienização das mãos e distanciamento de no mínimo dois metros.

AO VIVO