Palmas
30º
Araguaína
29º
Gurupi
32º
Porto Nacional
30º

Novo empreendimento turístico será inaugurado em Mateiros

15 outubro 2010 - 15h02

O mais novo empreendimento hoteleiro em Mateiros, principal município do roteiro turístico “Encantos do Jalapão”, no leste do Estado, deve ser inaugurado no final de novembro. A Pousada Santa Helena está em obras adiantadas para oferecer hospedagem e funcionar como receptivo de turismo, nacional e internacional.

O proprietário, Mauro Lemes, paulista de Susano - SP, diz que pretende continuar a investir no Jalapão, e já decidiu transformar sua fazenda em Novo Acordo em um ecolodge. Justificando a aplicação de recursos na região turística, o empresário é enfático quando elogia as belezas dos atrativos, e acredita no sucesso do empreendimento.

Nesta etapa, de acordo com o administrador da obra, Jackson Limeira de Brito, a estrutura comportará 23 apartamentos, com internet, TV, telefone, frigobar e amplo estacionamento fechado. O complexo terá restaurante e área de lazer externa, com piscina e quiosques, além de banho natural no rio que corta a propriedade. Ele adianta que, em novembro, a pousada será aberta oferecendo também um salão para eventos com 250 metros quadrados e capacidade para 150 participantes.

Quatro camionetes 4x4 transportarão os turistas a partir do aeroporto de Palmas, além de disponíveis para locações, com um diferencial que os motoristas serão contratados também como condutores de turismo. Conforme Limeira, acima de 800 mil reais serão aplicados na obra, sem financiamento. Estão trabalhando na construção 42 pessoas devendo chegar a 55 na reta de acabamento.


Mateiros

O Ministério do Turismo credenciou 67 municípios turísticos no país para receberem atenção especial, considerando-os “Destinos Indutores do Desenvolvimento do Turismo”. No Tocantins, são dois: Palmas e Mateiros, que já mostra sinais de franco crescimento estando o setor de construção civil em ebulição. São obras residenciais e comerciais, para receberem mercados, agências bancárias, centro digital e mais um posto de combustível. A pousada Tavares termina novo prédio com dois pavimentos, enquanto na praça central, a pousada Panela de Ferro ultima um anexo com cinco suítes e já adquiriu terrenos para implantar espaço de lazer.

A população vai ser beneficiada na área cultural e de recreação com o término da praça da Cachamorra, que deverá ser um belo cartão postal a recepcionar o visitante e valorizando o Centro de Artesanato instalado no local. A praça Turística executada com orçamento de R$ 1.338.789,74 do PDRS, tem arborização natural e grandes passarelas internas, acessando ao Centro de Atendimento ao Turista. Já estão prontos prédios para exposição de artesanato e lanchonetes, e em andamento arena para apresentações teatrais e feiras, além de espaço gastronômico.

De acordo com Eduardo Paulino, secretário de Turismo de Mateiros, a prefeitura tem pronto projeto para execução de um novo acesso de entrada da cidade, modificando o layout atual, bastante sinuoso. E já está trabalhando no calçamento de avenidas, ruas e na praça da igreja, com revestimento de bloquetes. Uma operadora de celular faz a comunicação da região com o mundo. No setor de alimentação, um novo restaurante com projeto rústico e cardápio mineiro e nativo está funcionando em local bastante agradável nos arredores da cidade. (Com informações da assessoria da Secom)