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SAÚDE

Profissionais e usuários reclamam da falta de atendimento na Unimed

01 novembro 2011 - 08h41

Usuários reclamam que o atendimento do plano de saúde Unimed está deficiente. Essa situação é vivida por Lourença Coelho dos Santos, funcionária pública, que tentou uma consulta com mastologista, porém não conseguiu agendar pela Unimed e teve que pagar o procedimento. Ela relatou que entrará com requerimento na cooperativa solicitando o ressarcimento.

A mesma dificuldade é enfrentada por Márcia Bezerra Noleto. A administradora não conseguiu marcar consulta com ginecologista. Enquanto a funcionária pública Elizabeth de Oliveira teve dificuldades em realizar o parto cesariano, porque a equipe de cirurgia de sua obstetra tinha se descredenciado do plano.

A situação é confirmada por alguns médicos. Um profissional, que preferiu não se identificar, contou que a Unimed acumulou dívidas e, por ser uma cooperativa, os médicos terão que pagar. A médica dermatologista Ermelinda Santana Matos também pediu descredenciamento e atenderá pelo plano somente até o final deste mês. Ela não entrou em detalhes, disse que já há algum tempo que pensa em sair, mas agora com custos sendo repassados aos profissionais optou por deixar a cooperativa.

A direção da Unimed Palmas, presidida pelo médico oftalmologista Márcio Adriano, em nota, afirmou que a saída e entrada de médicos na cooperativa é um procedimento normal e reforçou que conta com cerca de 300 médicos para o atendimento. Sobre a dívida, a Unimed explicou que para atender exigências da Agência Nacional de Saúde (ANS) ela precisou fazer uma chamada de capital. Porém, a direção da Unimed não informou o valor do capital e os custos repassados aos médicos.

Orientação
A direção da Unimed Palmas ressaltou que os usuários que não conseguirem agendar a consulta com a especialidade que necessitam, devem ligar na Central Unimed, no telefone 3025-5814, que terão o problema solucionado. A cooperativa frisou que nenhum usuário ficará sem atendimento. O guia médico da Unimed, disponível no site, está desatualizado. Segundo a assessoria de comunicação da cooperativa, o guia é refeito anualmente, no mês de dezembro.

Fiscalização
A assessoria da comunicação do Procon informou que não existe nenhum registro de reclamação em relação ao atendimento realizado pela Unimed Palmas. O diretor de Fiscalização do Procon, Francisco Rezende, explicou que nos casos de descumprimento do contrato da cooperativa com o usuário, como oferecer serviços inadequados, cabe ao consumidor procurar o órgão. Em caso de dúvidas, o usuário pode entrar em contato pelos telefones 3218-2061 e 3218-2062 e no site www.procon.to.gov.br. (Jornal do Tocantins)