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RELATÓRIO

Em dois meses Pró Saúde ultrapassa metas estabelecidas pela Sesau

10 novembro 2011 - 13h39

O relatório de dois meses de gerenciamento da Organização Social Pró Saúde em 17 hospitais estaduais apontou mais de 100% de cumprimento das metas estabelecidas pela Sesau – Secretaria de Estado da Saúde no contrato com a Instituição. No HGPP – Hospital Geral Público de Palmas, por exemplo, a meta estabelecida pela Sesau para saídas hospitalares era de 1.097 pacientes/mês. Em setembro 1.166 pacientes receberam alta na unidade e em outubro 1.265 pacientes, superando a meta.

A economia alcançada também foi 150% superior à meta estabelecida no contrato. “O que estabelecemos como meta no contrato com a Pró-Saúde era de diminuir em 5% os custos operacionais desses 17 hospitais e dois meses depois obtivemos um resultado mais do que o esperado, com este índice chegando a 13% de redução de custos”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Arnaldo Nunes.

Com a atuação da OS, o custo por paciente internado caiu de R$ 7 mil para R$ 6,2 mil em apenas dois meses. O que permitiu à Sesau aumentar em 20% o número de internações e consultas e garantiu o início do processo de “desafogamento” das demandas por cirurgias eletivas.

Durante os dois meses de gerência da Pró Saúde nas 17 unidades hospitalares, foram realizadas mais de cinco mil cirurgias. O que representa 10% de aumento nesses procedimentos em relação ao período em que a OS não atuava nas unidades.

O Diretor Operacional da Pró Saúde no Tocantins, Rogério Kuntz, disse que as novas rotinas, implantadas pela OS para a organização de fluxo dos paciente; as consultorias Médica, de Enfermagem e Administrativa, bem como a atuação das Diretorias locais dos hospitais, introduziram modificações nos processos, principalmente em prontos-socorros e centros cirúrgicos que resultaram na diminuição do tempo de permanência do paciente na unidade, proporcionando uma maior ocupação e giro de leitos, com a redução da média de permanência e do tempo de espera por procedimentos.

Todas as Unidades Hospitalares tiveram reparos na estrutura, como pintura de fachadas, reforma de telhados, tratamento de pisos, manutenção de ar-condicionado, consertos de vazamentos e infiltrações, sendo que muitas das quais ainda estão em andamento.

Foi feita a regularização dos estoques de materiais e medicamentos nas Unidades Hospitalares garantindo o abastecimento e evitando o risco de desassistência aos pacientes e implantado um novo cardápio, tornando as refeições mais nutritiva.

No HGPP foi reposto o enxoval do centro cirúrgico, com investimentos no valor de R$ 150 mil em kits de roupas cirúrgicas descartáveis. Foram comprados também 300 metros de tecido para confeccionar, por conta própria, roupas e lençóis.

Aprovação
Na pesquisa de satisfação do usuário, os hospitais obtiveram índices (bom e ótimo), ou seja, acima dos 60% estabelecidos como meta pelo contrato. O maior índice foi o do HPDT – Hospital Público de Doenças Tropicais, em Araguaína, com 93%. O HMPDR – Hospital e Maternidade Pública Dona Regina, em Palmas, teve o índice de 83%, já no HGPP o índice foi de 74% de satisfação.

A pesquisa foi realizada nos 17 hospitais do Estado, por meio de uma ferramenta eletrônica, onde estão inseridas perguntas relacionadas ao atendimento recebido na recepção, avaliação da equipe de enfermagem, avaliação da equipe médica, avaliação das instalações físicas, limpeza e outras. Foram ouvidos os pacientes dos Prontos Socorros, Ambulatórios e Internações.

Montamos na recepção dos hospitais, um sistema de informações sobre a disponibilidade de leitos e orientações para os visitantes, incluindo o serviço “Posso Ajudar”, uma forma diferenciada de recepcionar o usuário, com orientações necessárias para o atendimento adequado a cada situação”, explica Kuntz.

Esses procedimentos fazem parte do SAU – Serviço de Atendimento ao Usuário, que esclarece dúvidas, registra queixas e encaminha as demandas para a resolução.

Tecnologia
A Pró Saúde iniciou a informatização, em rede, das unidades hospitalares gerenciadas. Com isso, as informações sobre pacientes, leitos, consultas, medicamentos, dentre outros, poderão ser acessadas de qualquer unidade gerenciada, além da Sesau, facilitando o atendimento aos pacientes e o controle de estoques, leitos, consultas, exames etc.

Já foi entregue e disponibilizada toda a infra-estrutura (rede e equipamentos)para cada hospital. Os servidores dessas unidades estão sendo capacitados em Tecnologia da Informação para manuseio do sistema.

Por fim, o relatório de dois meses de gerenciamento da Pró Saúde em 17hospitais da rede estadual no Tocantins aponta as reformas e ampliação da estrutura física e os investimentos em equipamentos. (Da Ascom Sesau)

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