Palmas
30º
Araguaína
29º
Gurupi
32º
Porto Nacional
30º
EM NATIVIDADE

Parceria busca valorizar pequenos negócios na Romaria do Bonfim

05 julho 2019 - 10h05

Uma parceria visando apoio aos romeiros que se dirigirão ao povoado do Bonfim, em Natividade, no próximo mês de agosto, e outras ações voltadas à valorização dos pequenos negócios. Esta foi a pauta da reunião realizada nesta quinta-feira, 4, entre o presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa do Tocantins (Adetuc), Tom Lyra, e representantes da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), Raimundo Gonçalo Mendes, gerente de Inclusão Produtiva, e os técnicos Walter Frota e Raimunda Balsa.

Durante o encontro, Tom Lyra ficou a par das ações da Setas que podem ser inseridas no contexto dos projetos de desenvolvimento da economia criativa da pasta. “Penso que podemos juntar forças e ampliar o resultado das nossas ações”, pontuou o presidente.

Sobre a Romaria do Senhor do Bonfim, Raimunda Balsa explicou que a Setas trabalha há 17 anos no atendimento dos romeiros. A cada edição, uma barraca é montada há 12 km de Natividade, para prestar atendimento de primeiros socorros aos viajantes, além de servir alimentação. “Chegamos a atender até duas mil pessoas por dia”, revelou, convidando o presidente a visitar o local. Tom Lyra confirmou a disposição em conhecer a barraca e colaborar com alimentos para os romeiros.

Entre as ações, Walter Frota lembrou que a pasta da Cultura está representada no Conselho Estadual de Economia Solidária (CEES-TO), sendo que haverá proposta para representação das demais linhas de atuação da Adetuc - turismo e economia criativa, lembrando que sendo o desenvolvimento do artesanato um dos projetos comuns entre as duas pastas.

Já Raimundo Gonçalo citou as capacitações na área de empreendedorismo, que este ano tem meta de chegar a 2.400 famílias. “Este ano já atendemos cerca de 500 famílias de 11 municípios, e no segundo semestre teremos quatro equipes em atuação”, ressaltou.

Romaria

Em Natividade - município a cerca de 278 km, seguindo pela rodovia BR-010 - o festejo é realizado há mais de dois séculos, entre os dias 7 e 15 de agosto, e deu origem à primeira igreja construída no povoado, em 1750. Anualmente, milhares de fiéis percorrem os 26 km que separam Natividade do povoado ou mesmo distâncias maiores a pé, em agradecimento por uma graça.