Palmas
27º
Araguaína
25º
Gurupi
29º
Porto Nacional
29º
DIVERSÃO E ARTE

Primeira temporada da Sexta Cultural começa hoje em Palmas

16 agosto 2019 - 17h32

Toda estrutura do projeto Sexta Cultural, que estreia nesta sexta-feira, 16, na área externa do Memorial Coluna Prestes, na Praça dos Girassóis, está concluída, onde será palco de grandes atrações artísticas tocantinenses. Um projeto do Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc).

A primeira temporada da Sexta Cultural abre espaço para todos os seguimentos da arte, contemplando a dança, artesanato, gastronomia, exposição literária e atrações destinadas ao público infantil, ou seja, lazer e cultura para todos os gostos e idades. O público poderá conferir toda a programação diversificada a partir das 18 horas.

A estreia contará com apresentações de músicos tocantinenses como: Genésio Tocantins, Quésia Carvalho, Éverton dos Andes, Keila Lipe, além do grupo kalimba e Sombras do Hip Hop, e do grupo circense Os Kaco. Nessa primeira edição, também será realizada pela Ordem dos Músicos do Brasil (OMB), seccional Tocantins, uma homenagem aos artistas com entrega de mais de 200 certificados de Honra ao Mérito.

Para o compositor e cantor, Éverton dos Andes, que é uma das atrações da estreia da Sexta Cultural, a iniciativa do Governo do Estado é importante para agregar valor e resgatar todos os seguimentos artísticos tocantinenses.

“O projeto Sexta Cultural dará uma oxigenada na cultura. Acho que o Governo acerta em priorizar a arte. Sendo esse projeto uma grande oportunidade de mostrar nosso potencial artístico não só para o público tocantinense, mas também para os turistas que visitam nossa Capital. Isso agrega muito para a arte do Estado”, destacou o cantor.

A estrutura do projeto Sexta Cultural terá palco com som e iluminação especial, além estandes destinados a exposição e comercialização de artesanatos, produzidos a partir de cerâmica, palha de bananeira e talo de buriti, instrumentos de percussão, além de artesanato indígena, onde o público também poderá experimentar a pintura corporal utilizada pela etnia Karajá da aldeia Santa Izabel do Morro. O local também contará com espaço destinado a gastronomia.

A primeira temporada do projeto Sexta Cultural 2019 contará com seis edições, entre os meses de agosto e outubro, sendo realizada duas apresentações a cada mês, e ocorrerão sempre às sextas-feiras.

Programação do dia 16 de agosto

18 horas – Genésio Tocantins

19 horas – Homenagem aos Artistas

19h15 – Kalimba

20h15 – Circo Os Kaco

20h30 – Quésia Carvalho

21h30 – Sombras do Hip Hop

21h45- Érveton dos Andes

22h45 – Circo Os Kaco