Palmas
26º
Araguaína
24º
Gurupi
25º
Porto Nacional
27º
TOCANTINS

Estado implantará tecnologia para gerenciar controle de menores no sistema socioeducativo

10 maio 2021 - 17h42Por Secom

Em busca de uma melhor estrutura para a execução da medida socioeducativa no Estado do Tocantins, servidores da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) participaram na manhã desta segunda-feira, 10, de reunião on-line com gestores do Sistema Socioeducativo do Paraná para definir sobre a proposta da utilização compartilhada do Sistema Informatizado de Medidas Socioeducativas (SMS), para gerenciamento e controle de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas.

A plataforma SMS é uma ferramenta que permite ações de organização, análise, monitoramento e compartilhamento de dados, provendo suporte à gestão das políticas públicas de infância e juventude, com foco nos adolescentes que cumprem medidas nos centros socioeducativos e nas unidades de semiliberdade.

O superintendente de Administração do Sistema de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Seciju, Gilberto da Costa Silva, ressaltou que a parceria nasceu da participação ativa do Tocantins no Fórum Nacional de Dirigentes Governamentais de Entidades Executoras da Política de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fonacriad). “Precisamos trabalhar de forma integrada e intersetorial para construir uma política sólida. Somente por meio de parceria e ajuda mútua, conseguiremos melhorar a qualidade do serviço ofertado aos adolescentes em cumprimento de medida”, frisou.

O agente de segurança socioeducativo, que atua como responsável pelo gerenciamento de Dados e Estatísticas junto à Superintendência de Administração do Sistema de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Seciju, Caio William Barcelos, explicou que, na reunião com o Departamento de Ações Socioeducativas do Estado do Paraná (Dease/PR), foi apresentado o sistema informatizado de código aberto conhecido como Sistema Informatizado de Medidas Socioeducativas (SMS). “O Software a ser fornecido possibilitará um salto evolutivo na gestão do Sistema Socioeducativo tocantinense, permitindo alguns avanços por meio de gestão informatizada em tempo real, garantindo mais celeridade, eficiência e transparência em vários aspectos”, afirmou.

O Sistema

O SMS foi desenvolvido pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) no final de 2012 e é utilizado pela Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, que administra o sistema socioeducativo do Paraná, com o objetivo de auxiliar no controle da ocupação de vagas, ao evitar superlotação, garantir um melhor conforto aos adolescentes e organizar a entrada no Sistema Socioeducativo.