Palmas
27º
Araguaína
29º
Gurupi
29º
Porto Nacional
26º
SEGURANÇA NAS ESCOLAS

Estado e Agência Brasileira de Inteligência discutem ações de prevenção à violência

29 novembro 2023 - 10h14

O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, recebeu nesta terça-feira, 28, representantes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), para falar sobre ações e estratégias para que a escola seja um ambiente cada dia mais seguro. Na ocasião, os representantes da Abin entregaram exemplares do Guia de Prevenção de Ataques Extremistas e Violentos em escolas. O guia tem o objetivo de subsidiar os grupos de trabalhos que atuam nas ações de cuidar da segurança das escolas. 

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

Também participaram da reunião, representantes do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), do Ministério Público do Tocantins (MPTO), da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/TO), Polícia Militar do Tocantins (PMTO), Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu). 

O secretário Fábio Vaz ressaltou que o momento é muito oportuno para falar sobre o tema, porque em 2024 as escolas terão novos gestores escolares. “No próximo ano, a rede estadual e as redes municipais terão um calendário escolar unificado. E na segunda semana de janeiro, serão realizadas as formações para os novos gestores escolares e na terceira semana, os professores participarão das formações. E são nessas formações que as instituições parceiras como a Abin poderão compartilhar as informações do guia para mais profissionais”, explicou o secretário. 

O diretor de Programas Sociais da Polícia Militar, tenente coronel De Souza,  compartilhou as ações realizadas durante o ano, por meio da Rede de Proteção Escolar. “Nos meses de setembro e outubro, promovemos 160 palestras em escolas e foram realizadas 800 visitas preventivas nas unidades escolares e em ambientes escolares. Acreditamos que esse trabalho integrado auxilia e deixa a escola mais preparada para prever situações de conflitos ou violência, ou buscar apoio quando necessário”, ressaltou. 

O representante da SSP/TO, José Carlos, citou o aplicativo Escola Segura, que além de trazer orientações para os professores, coordenadores e gestores escolares, representa um canal para pedir ajuda quando necessário. “Nós testamos esse aplicativo e destaco a forma como as instituições estão trabalhando de forma integrada”, frisou.

A Secretaria de Estado da Educação está investindo nos ambientes escolares, foram renovados os acervos das bibliotecas, montados e ampliados os laboratórios de ciências, há investimento no esporte e nas artes, com o objetivo de incentivar o aluno a continuar na escola. E como resultado, são escolas, alunos, professores e gestores que estão sendo premiados em diversas áreas do conhecimento, principalmente, no segundo semestre.

O secretário Fábio Vaz destacou a importância do trabalho integrado entre as instituições estaduais, municipais e a Abin, nas orientações e no assessoramento das tomadas de decisões.

*Secom Tocantins