Menu
Busca segunda, 09 de dezembro de 2019
(63) 99292-6165
Araguaína
30ºmax
22ºmin

Gaguim acompanha presidente Lula e Dilma em inaugurações no MA e PA

01 dezembro 2010 - 09h03

O governador Carlos Henrique Gaguim participou (PMDB) nesta terça-feira, 30, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e da presidente eleita Dilma Rousseff (PT), da solenidade de inauguração das eclusas de Tucuruí, no rio Tocantins, no Pará; e da visita às obras da Hidrelétrica Estreito, na divisa do Maranhão com o Tocantins.

Segundo as palavras do governador Carlos Gaguim, as obras representam um grande passo para o desenvolvimento do País. “É uma grande satisfação também para o Tocantins ver a realidade dessas eclusas, além da Usina de Estreito; é mais uma grande oportunidade para que o presidente Lula e a presidente eleita Dilma possam avançar na questão da eclusa de Lajeado, estimulando ainda mais a nossa Hidrovia no rio Tocantins. Todas essas obras mudam para melhor o cenário não só do norte e nordeste, mas de todo o Brasil”, disse o governador.

As eclusas de Tucuruí são o início da consolidação do projeto de construção da Hidrovia Araguaia-Tocantins. Durante a inauguração, o presidente Lula assinou a contratação de 41 engenheiros formados na usina hidrelétrica Tucuruí pela usina hidrelétrica Belo Monte e o contrato de financiamento para a expansão do suprimento energético da Ilha de Marajó.

Estreito
A obra da hidrelétrica de Estreito está localizada nos municípios de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO), com capacidade de gerar 1.087 MW. A área do reservatório é de 400 km2. O valor total do empreendimento está estimado em R$ 4 bilhões.

Tucuruí
Segundo especialistas em transporte, a obra cria uma nova rota de transporte rumo aos portos do Norte, capaz de reduzir em até 15% o custo do frete. No total, o Governo Federal gastou R$ 1,6 bilhão no empreendimento, iniciado em 1981. (Da Secom e com informações do Ceste).

AO VIVO