Palmas
30º
Araguaína
29º
Gurupi
32º
Porto Nacional
30º
TOCANTINS

Governador anuncia implantação de hospital de campanha em Palmas, Araguaína e Gurupi

20 abril 2020 - 18h09

O Governador do Estado, Mauro Carlesse, visando de forma preventiva, ações de combate ao novo Coronavírus, anuncia nesta segunda-feira, 20, a criação de Hospitais de Campanha nas cidades de Palmas, Araguaína e Gurupi, para acolhimento, triagem e encaminhamento de pacientes infectados para as enfermarias. Na capital, o governador solicita ao município a cessão do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho por ter instalações e edificações que facilitam a mobilidade, bem como é próximo do Hospital Geral de Palmas (HGP).

Segundo o Governador Mauro Carlesse, a instalação de Hospitais Campanha tem como propósito a criação de leitos hospitalares e UTI’s para enfrentamento emergencial da pandemia em pacientes infectados.

“No momento o sistema de saúde do Estado não está sobrecarregado, estamos conseguindo atender aos casos confirmados da Covid-19 sem prejudicar o atendimento de outras enfermidades. Mas também não devemos deixar encima da hora para resolver uma crise. Temos que nos antecipar, porque foi com atitudes preventivas que estamos conseguindo manter o menor número de casos possíveis. Mas se o cenário mudar, com certeza teremos estrutura necessária para que a população seja bem servida”, enfatizou o governador Mauro Carlesse.

As projeções dos Hospitais de Campanha acrescentarão 200 novos leitos no Estado, sendo 100 em Palmas, 50 em Araguaína e 50 em Gurupi, que serão localizados em lugares estratégicos para facilitarem a logística dos hospitais regionais.

Novas aquisições

Atualmente o Hospital Geral de Palmas (HGP) possui 450 leitos no total, estando somente 56 % ocupados. Destes leitos, 16 são de Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) adaptados para pacientes com quadros mais graves de Covid-19, todos com respirador, fora 20 leitos clínicos, sendo dois de isolamento na sala de estabilização (com respirador). Em Araguaína o Hospital Regional tem 10 leitos adaptados com respirador e seis leitos clínicos.

O Estado fora o Hospital de Campanha, se prepara para ampliar seu número de leitos nas três cidades, com previsão de 355 leitos clínicos e UTI’s (adulto e pediátrico) nas três maiores cidades, sendo 70 novos leitos clínicos adultos e 10 UTI’s em Araguaína, 90 leitos clínicos adultos em Gurupi e 10 UTI’s, e 60 UTI’s adulto e duas pediátricas no HGP, além de 10 novos leitos clínicos no Hospital Infantil. Ainda foram acrescentados dois leitos em cada hospital de pequeno porte para estabilização e depois remoção do paciente para os Hospitais Regionais.