Palmas
30º
Araguaína
28º
Gurupi
33º
Porto Nacional
30º
VEJA O VÍDEO!

Homem que teve contato com 1º caso de Coronavírus em Palmas vai parar no hospital

21 março 2020 - 16h35

Circula nas redes sociais neste sábado (21), um vídeo gravado no início da tarde de hoje, que mostra socorristas do Samu com roupas de proteção prestando atendimento ao morador de um prédio na Arse 21, na região central da cidade.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) confirmou o atendimento e informou que o paciente teve contato com a primeira pessoa que testou positivo para coronavírus no Estado. Ainda de acordo com a Semus, o paciente apresentava tosse e falta de ar. Ele contou aos socorristas que sofre com bronquite asmática e que teve contato com a advogada que testou positivo para Covid-19 após chegar de um congresso em Fortaleza (CE).

O paciente que não teve o nome divulgado, informou ainda que trabalha na área de segurança pública. Ele foi removido pela equipe de socorristas e conduzido até um hospital particular de Palmas, onde vai passar por exames e ficar sob observação.

Neste sábado (21), foi confirmado o segundo caso de coronavírus no Tocantins Segundo as informações, trata-se de uma paciente de 47 anos, hipertensa, que também teve contato com o primeiro caso confirmado no Estado, a advogada Kellen Pedreira do Vale, de 42 anos. De acordo com nota da Semus, esta mulher que teve o caso divulgado hoje, chegou a apresentar uma piora em seu quadro de saúde esta semana e precisou ser internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) mas já receneu alta na sexta. O diagnóstico positivo foi confirmado através de um laboratório particular da capital. 

Até a manhã deste sábado, são 67 casos suspeitos e 16 descartados em todo o Estado. A maioria dos casos suspeitos está em Palmas. 

A recomendação das autoridades é que a população permaneça dentro de casa para reduzir a disseminação da doença. A transmissão se dá pelo contato com as pessoas infectadas ou ainda por superfícies não higienizadas. A principal orientação é lavar bem as mãos e evitar contato com os olhos, boca e nariz.