Palmas
27º
Araguaína
28º
Gurupi
33º
Porto Nacional
30º
VEJA O VÍDEO!

Moradores flagram casa desabando após enchente em cidade do Tocantins

21 abril 2020 - 13h43Por Com informações do G1/TO

Moradores enfrentam transtornos causados pela cheia do rio que alagou deixou parte de Ponte Alta do Tocantins debaixo dágua.

Na tarde desta segunda-feira (20), populares registraram em vídeo, o momento em que uma casa desabou perto da orla da cidade que foi invadida pelas águas. Várias pessoas que estavam em um bar ao lado da casa se assustaram ao testemunhar o incidente. 

O prefeito Kléber Rodrigues, confirmou que horas mais tarde um bar também caiu na mesma região, perto da ponte de madeira também alagada. Ele disse que apesar dos danos materiais, não houve feridos. Acionada, a Defesa Civil Municipal trabalha para contabilizar os prejuízos e a expectativa é que o levantamento só termine nesta terça-feira (21).

A Defesa Civil estadual também foi avisada da situação e acompanha o caso. A cidade não tem estações meteorológicas, então não é possível saber o quanto choveu com precisão. O meteorologista José Luiz Cabral, da Universidade Estadual do Tocantins (UFT), disse que a região vem registrando índices de chuva altos há vários dias e que a tendência é de que continue a chover.

Ponte Alta é considerada a porta de entrada do Jalapão e serve de base para as agências de turismo. A cidade concentra atrações como a pedra furada e o Cânion Sussuapara.

Os moradores dizem que esta é a pior cheia desde 2003, quando o rio também tinha encoberto a ponte. A praia que fica na orla da cidade está completamente submersa e outras casas e comércios também foram atingidos pela água.

Imagens registradas mostram o antes e depois da ponte que normalmente tem seus pilares expostos. Ontem, um registro mostrou moradores andando sobre a estrutura alagada e em nota publicada nas redes sociais, a prefeitura fez um alerta, orientando as pessoas para que não fiquem às margens do rio ou sobre a ponte, pois podem haver galhadas e animais, tornando o local perigoso e propenso a acidentes. 

Normalmente é possível ver os pilares de ponte de madeira. (Foto: Governo do Tocantins) 

(Foto: Danilo Leobas/Divulgação)

(Foto: Danilo Leobas/Divulgação)