Palmas
26º
Araguaína
25º
Gurupi
27º
Porto Nacional
27º

Profissionais do sexo recebem orientações sobre cidadania e saúde

05 novembro 2010 - 12h00

Salto alto, batom, bolsa e o kit do Afrodite II, assim as mulheres que fazem "ponto" no Posto Mil vão trabalhar nas noites de segunda a segunda. Hoje, ao serem questionadas sobre a profissão, elas respondem: somos profissionais do sexo.

Desde 2004 as profissionais do sexo estão sendo acompanhadas pela Prefeitura de Colinas do Tocantins, através da Secretaria Municipal de Saúde. Antes, o acompanhamento ocorria apenas com a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis. Com a convivência, e o diagnóstico da situação destas mulheres, nasceu o Projeto Afrodite II, que tem como objetivo garantir o fortalecimento da cidadania das prostitutas, incentivando a organização da categoria e garantindo a defesa e promoção dos direitos, bem como a garantia de uma melhor qualidade de vida.

O Projeto Afrodite II tem promovido encontros e oficinas sobre saúde com destaque para a prevenção de DST e AIDS. Também são realizadas palestras, debates, distribuição de material educativo, preservativo e gel lubrificante.

Na segunda-feira, 08 de novembro, a partir das 16 horas, mais um encontro será realizado. E os brindes do dia serão um squeezer personalizado do programa e a calcinha com porta camisinha. No evento, a diretora do Núcleo de Educação Permanente da Secretaria Municipal de Saúde, a enfermeira Maria Selineide, irá intensificar as ações de cuidado com a saúde destas mulheres, e verificar, se as mesmas estão em dias com os exames necessários para a saúde da mulher.


CREAS

O Projeto Afrodite II atua em parceria com o Centro de Referência Especializado em Assistência Social - CREAS, de forma a estar combatendo a violência e exploração sexual infantil. "Com o Afrodite II temos combatido a inserção das crianças e adolescentes na prostituição. Ao vermos que uma menor ou um menor começou a fazer "ponto" já acionamos o CREAS", explica o prefeito José Santana Neto.

Além de buscar sanar a prostituição infantil, o CREAS também trabalha com as profissionais do sexo, orientando sobre seus direitos e combatendo a violência contra essas mulheres.


Fórum

Em dezembro o Projeto Afrodite II irá promover o III Fórum de DST/AIDS, momento em que a sociedade colinense irá receber informação e orientação sobre as doenças sexualmente transmissíveis, de forma a esclarecer dúvidas e atualizar os profissionais da saúde. (Da Sescom Prefeitura de Colinas)