Palmas
25º
Araguaína
23º
Gurupi
25º
Porto Nacional
26º
CAOS NA SAÚDE

Paciente à espera por cirurgia denuncia falta de medicamentos no Regional

13 dezembro 2019 - 14h03Por Redação

Um paciente procurou o Portal O Norte para denunciar a falta de medicamentos no Hospital Regional de Araguaína (HRA), no Norte do Estado.

De acordo com o denunciante que preferiu não se identificar, ele está internado há uma semana na ala de ortopedia da unidade aguardando um procedimento cirúrgico e desde a terça-feira (10), estaria sem medicação: "Não podíamos ficar sem antibiótico por pelo menos sete dias consecutivos de 6 em 6 horas", disse ele acrescentando: "Tem um jovem de aproximadamente 17 anos que ficou mais de 20 horas de dieta zero pra fazer cirurgia e foi desmarcada por falta do medicamento".

Ainda conforme o denunciante, esta semana houve casos de pacientes que mesmo sem tomar o medicamento foram submetidos a procedimentos cirúrgicos.

O paciente que procurou nossa reportagem disse ainda que buscou informações na enfermaria sobre a previsão de abastecimento dos medicamentos mas não obteve uma resposta concreta. 

O Portal O Norte procurou a Secretaria Estadual de Saúde (SES), para esclarecimentos sobre o caso. Em nota, a Secretaria respondeu que desde o ano de 2018 as empresas informam sobre a dificuldade de encontrar alguns dos antibióticos no mercado e quando encontram, o valor é impraticável para o repasse ao Estado.

A Ses disse ainda que foi enviado às unidades hospitalares um informativo sobre a falta do medicamento, para que as comissões de farmácia vissem a possibilidade de substituição do medicamento.
A SES informa também que o problema da falta desses antibióticos é geral, por conta da interrupção na produção. Alguns laboratórios sinalizaram que voltariam a produzir no final de dezembro de 2019, e tão logo seja normalizado o abastecimento, a distribuição será regularizada.

Para a solução a curto prazo, a SES analisa internamente a possiblidade dentro de padrões técnicos para substituição por outros medicamentos até que a distribuição esteja regularizada novamente.

Problemas na Estrutura

Essa semana o hospital também repercutiu nas mídias depois de uma forte chuva que atingiu a cidade na segunda-feira (10). A água invadiu o hospital e inundou corredores, recepeção e enfermarias da unidade. 

Informações dão conta de que a água invadiu o HRA por conta de um bueiro entupido o que impediu o escoamento da água da chuva. Em nota ao site, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), afirmou que equipes de manutenção foram acionadas para o devido reparo.