Palmas
26º
Araguaína
25º
Gurupi
27º
Porto Nacional
28º
VAMOS INVESTIR?

Potencial econômico e capacidade de expansão; conheça o mercado imobiliário de Palmas

08 janeiro 2020 - 12h37Por Texto: Caroline Machado

O estado de Tocantins fica localizado na região Norte do Brasil, fazendo parte da Amazônia. A sua capital Palmas, nasceu em 1989.  É considerada uma das cidades com mais árvores do país. A capital de Tocantins, possui muitos atrativos como passeios eco turísticos, festas populares e muito mais. Além disso, a cidade valoriza muito a sua cultura e arte com espaços destinados a esses setores, como o Espaço Cultural de Palmas.

A sua localização é muito privilegiada, pois fornece uma conexão entre a região Norte e o restante do país. Sendo assim, a cidade fica localizada “no coração” do Brasil e fica rodeada pelas serras do Carmo, Lajeado e pelo rio Tocantins.

A cidade de Palmas foi programada para ter um milhão de habitantes, porém, atualmente está com cerca de trezentas mil pessoas. Este número pode parecer baixo, se compararmos a outras grandes capitais do país. Entretanto, se considerarmos que a maior parte deste crescimento populacional se deu nos últimos cinco anos, fica claro o seu potencial econômico, visto que se trata de um lugar que não para de crescer e receber pessoas. Cerca de duas mil famílias chegam por ano na cidade, sempre em busca de oportunidades.

A região possui uma das mais importantes taxas de crescimento demográfico do país nos últimos anos, recebendo a todo momento pessoas de todos os estados do Brasil. O seu desenvolvimento econômico é um dos atrativos para os novos moradores, o surgimento de oportunidades de emprego e de negócios devido a implantação do Estado e da Capital. Sua economia é gerada pela agropecuária, comércio e construção civil, as empresas de grande domínio são as micro, representam cerca de 70% dos negócios existentes na cidade.

Em 2017 foram abertas mais de 600 empresas, que foram frutos de revitalizações de espaços da cidade. O Produto Interno Bruto, em 2007 foi avaliado em mais de dois bilhões, o que só aconteceu devido a ações da prefeitura da cidade.

Palmas, possui diversos pontos turísticos, o que faz muitas pessoas virem de outras cidades, estados para conhecer esses lugares. Também há praias, onde além do mar como atrativo acontecem muitos shows e campeonatos esportivos. As cachoeiras e reservas ecológicas também ganham destaque quando o quesito é beleza natural.

A cidade dispõe de uma excelente de qualidade de vida para seus moradores. Cerca de 80% das ruas habitadas possuem pavimentação, o saneamento básico está presente para cerca de 75$ da população. Há muitas escolas para todas as idades, sem problemas com vagas. Também tem centros acadêmicos de grande porte.

Com apenas trinta anos, a cidade de Palmas é a capital mais jovem do Brasil. A região foi formada para ser o centro das decisões políticas e administrativas de Tocantins. Palmas finalmente começou a chamar atenção a nível nacional, devido ao seu mercado imobiliário.

A chegada de novos moradores, a demanda por moradia não para de crescer, transformando a construção civil em uma das molas impulsionadoras da economia local. As imobiliárias tem participação direta no crescimento econômico da capital, pois buscam cada vez mais investidores de fora do estado, viabilizando ainda mais o mercado imobiliário. 

Mesmo sendo uma cidade pequena, possui diversos empreendimentos que chamam a atenção de empreendedores experientes. O bairro da Orla 14, por exemplo, se sobressai na paisagem, com torres de alto padrão que passam facilmente dos trinta andares. Com estruturas magnificas. Além de todos estes fatores, outro item que ajuda o mercado é o preço dos imóveis, que conseguem se manter baixos, o que atrai cada vez mais compradores. Em um dos bairros mais valorizados é possível encontrar apartamentos com preços a partir de centro e trinta mil. 

Outra questão que deve ser levada em consideração é a retomada do setor imobiliário no Brasil. Foi devido à queda da inflação, diminuição de taxa de juros e financiamentos, o crescimento do Produto Interno Bruto nacional, teve um grande aumento no índice de segurança e confiança de empresários e consumidores no ano de 2019.  E para atender a uma cidade que não para de evoluir, novos projetos estão sendo criados, para serem lançados este ano. Portanto, 2020 deve ser um ano prospero para o mercado imobiliário de Palmas.

E devido a todo esse crescimento constante é fácil de achar casas em Palmas e como há essa procura incessante você pode optar por comprar uma casa na cidade e colocar para aluguel, assim pode ter uma renda garantida todo mês, mas não esqueça de solicitar uma imobiliária de confiança para realizar todos os tramites legais desse pequeno empreendimento. E como já citado anteriormente, é possível encontrar muitos apartamentos para vender em Palmas, com valores baixos. 

Há diversos motivos para residir em Palmas, a cidade foi eleita uma das melhores para morar, foi bem avaliada em todos os setores. Os grandes destaques da cidade ficam na avaliação da longevidade da população, que fica na casa dos 74 anos, na renda mensal dos trabalhadores que chega a quase mil e cem e os ótimos indicadores de educação. O seu ar de interior, as diversas oportunidades acabam transformando simples visitantes em moradores.

A capital é dívida em áreas que são originalmente destinadas a abrigar as instituições públicas oficiais, residências, comércios e serviços. São quatro setores, subdivididos em quadras. As áreas são: Área Residencial Nordeste, Noroeste, Sudeste e Sudoeste. A área Sul é onde ficam os imóveis mais baratos, lá é possível encontrar uma região com muitos comércios e serviços.

Gostou desse artigo? Compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas saibam sobre o mercado imobiliário de Palmas!