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TRÂNSITO MAIS SEGURO

Prefeitura anuncia mudança de preferencial em cruzamento perigoso de Araguaína

25 agosto 2021 - 10h10

A Prefeitura de Araguaína informa que a ASTT (Agência de Segurança, Transporte e Trânsito) realizou a mudança na preferência de duas ruas: a Treze de Junho e Treze de Maio. Antes os condutores que trafegavam por essas vias, localizada no Loteamento Manoel Gomes da Cunha, tinham preferência e agora a preferencial entre esses cruzamentos é a Rua Aquiles de Pina.

Com a mudança, a Rua Aquiles de Pina tem preferência entre os cruzamentos das vias Treze de Junho e Treze de Maio, no Loteamento Manoel Gomes da Cunha.

Segundo a ASTT, as alterações das vias estão sendo feitas baseadas em estudos técnicos que identificaram essa necessidade. “Os estudos técnicos são importantes, pois apontam a geometria das vias, fluidez, trafegabilidade, visibilidade, a estatística de acidentes ocorridos nos locais e outros fatores, só então houve a mudança de preferência”, explicou o superintendente de Trânsito e Transporte da ASTT, Sheldon Sá.

Menos acidentes
A alteração tem como objetivo melhorar o tráfego de veículos e trazer mais segurança aos condutores. O superintendente da ASTT ainda esclarece que antes da mudança na preferência os condutores excediam a velocidade quando passavam no local.

“Umas principais causas de acidentes de trânsito é o excesso de velocidade e exatamente naquele cruzamento em específico, a geometria e topografia da via 13 de maio em relação a Rua Aquiles de Pina favorecia essa prática imprudente, tendo ocorrido inclusive acidente com vítima fatal. Conduta que se agravou, após asfaltarem o local, então o intuito é promover fluidez e a segurança para a população Araguainense”, afirmou Sheldon Sá.

Inicialmente, uma campanha educativa para os condutores se adaptarem com a mudança da preferência está sendo realizada. Os agentes de trânsito fazem uma ronda, nos horários de maior fluxo para orientar e assegurar a população.

Trânsito mais seguro

O Município investe em mobilidade urbana, acessibilidade e segurança no trânsito por toda a cidade, seja com sinalização, redutor de velocidade, construção de calçadas, ciclovias até o redirecionamento de ruas de grande fluxo ou que ofereçam risco ao condutor ou pedestre, ultrapassando 500 km de sinalização. Desde 2013, já são mais de 700 km de reconstrução de vias e pavimentação asfáltica.