Palmas
27º
Araguaína
25º
Gurupi
29º
Porto Nacional
29º
ALERTA!

Primeiro caso de Coronavírus é confirmado no TO; prefeita anuncia que tomará medidas extremas

18 março 2020 - 11h24Por Redação

Foi confirmado na manhã desta quarta-feira (18), o primeiro caso de Coronavírus no Tocantins. A notícia acaba de ser divulgada pela prefeita de Palmas, Cínthia Ribeiro que usou sua conta no Twitter para falar sobre o caso que foi confirmado através da Secretaria Municipal de Saúde da capital. 

Segundo o post da prefeita de Palmas, o paciente em questão não apresentava nenhum sintoma grave e não procurou o sistema público de saúde: "Realizou exame em laboratório particular e já confirmou o resultado positivo". 

Em um segundo Tweet, a gestora conclamou a população a atender as medidas preventivas de isolamento social para evitar a dissemidação do Covid-19. 

(Reprodução Twitter)

Semus

Logos depois da postagem da prefeita a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) emitiu uma nota reiterando que a paciente apresenta sintomas leves e não estava dentro dos casos até então monitorados pelo município, uma vez que ela não havia procurado o Sistema único de Saúde (SUS).

O caso foi comunicado à secretaria por um laboratório particular. A paciente tem 42 anos, participou de um congresso em Fortaleza (com caso confirmado de Covid-19 no local) e chegou a Palmas no dia 08 de março, iniciando os sintomas no dia 11, quando desde então permaneceu em isolamento domiciliar por conta própria. No dia 16, procurou o laboratório particular para realização do exame, onde teve a confirmação do contágio.

A Semus informou que irá monitorar a paciente e as pessoas que ela teve contato direto. Todos serão notificados sobre a obrigatoriedade do isolamento domiciliar.

Diante dessa confirmação,  a Prefeitura de Palmas publicará ainda hoje medidas mais restritivas para conter o avanço do vírus e disseminação da doença. Reforçando para que as pessoas permaneçam em casa e evitem locais com aglomeração.