Palmas
30º
Araguaína
29º
Gurupi
32º
Porto Nacional
30º
ÍCONE DA TV

Silvio Santos é careca? Veja curiosidades sobre o apresentador que completa 89 anos

12 dezembro 2019 - 11h18Por Extra

Esta é uma data de celebração para Silvio Santos. O eterno "Homem do Baú" completa, nesta quinta-feira, 89 anos de vida. Boa parte deles, aliás, à frente das câmeras, liderando os já consolidados programas de auditório do SBT, sua emissora de televisão.

Silvio Santos coleciona feitos na televisão e algumas polêmicas também — especialmente nos últimos anos. Fato é que a postura e os trejeitos do comunicador — parodiado por diversos humoristas — ainda geram certo fascínio do público. No aniversário do patriarca dos Abravanel, o "Extra" relembra algumas das curiosidades de sua trajetória:

Presidente?

Silvio Santos chegou a se candidatar para presidente nas primeiras eleições diretas após o regime militar, em 1989. A ideia de que o apresentador participasse do pleito partiu de parlamentares da época. O comunicador concorreria pelo PFL, substituindo o candidato que concorria pelo partido à época, Aureliano Lopes. Este, por sua vez, voltou atrás após ter concordado com o nome do apresentador em seu lugar.

Silvio, então, foi alocado em um partido menor, o PMB; e mostrou bom desempenho nas pesquisas. Após a candidatura de Silvio ser protocolada, outros partidos pediram o indeferimento à Justiça Eleitoral.

O indeferimento acabou sendo aceito pela Justiça, já que o partido não tinha realizado convenções suficientes nos estados, conforme orientava a legislação.

Careca

O mistério envolvendo a cabeça do "Homem do Baú" há anos deixa uma pulga atrás da orelha de muitos espectadores e fãs. Uma edição da revista "Melodias", na década de 1970 — na qual o comunicador estampa a campa sem as madeixas na cabeça — deu luz sobre o assunto. Décadas depois, o apresentador Gugu usou as redes sociais para dizer que o apresentador não era careca.

Em outra ocasião, no entanto, a apresentadora Maísa, ainda criança, se divertiu durante o programa dizendo que Silvio Santos usava peruca, dando puxões em seu cabelo. Anos depois, Maísa contou, durante a entrevista, que o cabelo do Silvio é bem "ralinho" e ele usa um produto para aumentar o volume.

Sequestro

Silvio Santos já havia passado por um grande susto com o sequestro de uma de suas filhas, Patrícia Abravanel — ela ficou cerca de uma semana sob o poder do bando, em 2001. O caso foi acompanhado de perto por toda a imprensa. O homem apontado como autor do crime, Fernando Dutra Pinto, conseguiu escapar.

Dias depois, consegui voltar à residência do comunicador e o manteve em cárcere privado durante todo o dia. Fernando, à época, se entregou após conversar com o então governador Geraldo Alckmin. O sequestrador morreu no ano seguinte na prisão, por problemas de saúde.

Tema de escola de samna

No carnaval de 2001, Silvio Santos foi homenageado e tema da escola de samba Tradição, no Rio. À época, o apresentador marcou presença e desfilou num carro alegórico na Marquês de Sapucaí.

"Qual é o prêmio Lombardi, diz aí; Qual é a música quem sabe, canta aí; Quem quer dinheiro? O aviãozinho vai subir", dizia um trecho do samba em homenagem ao apresentador.

Não gosta de odores fortes

Segundo a apresentadora Maisa Silva, Silvio Santos "não tem cheiro".

"Silvio usa aqueles produtos hipoalergênicos, que não tem cheiro, porque ele tem alergia. Então, você não pode ir a um programa dele com perfume ou um desodorante forte. É sempre um nada (um pouquinho) e vai. Então (se você for) lava tudo direitinho para na hora do programa não ficar aquela coisa feia, né", revelou a apresentadora, em entrevista a Tatá Werneck, no "Lady Night".

Camelô

Nascido no Rio de Janeiro, Silvio Santos já trabalhou como camelô, antes de iniciar a sua carreira como comunicador — comercializava canetas. Antes da fama, o apresentador chegou a servir o Exército.