Palmas
26º
Araguaína
25º
Gurupi
27º
Porto Nacional
27º
TOCANTINS

Trabalhadores dos Correios entram em greve por tempo indeterminado

11 setembro 2019 - 11h25Por Redação

Trabalhadores dos Correios entraram em greve hoje no Tocantins.  Segundo o Sindicato que representa a categoria, 30 unidades no Estado estariam fechadas por tempo indeterminado a partir desta quarta-feira (11). De acordo com o sindicato dos trabalhadores, a quantidade de unidades que vão aderir à paralização poderá ser ainda maior.

O Sindicato afirma ainda que  o motivo da  paralisação é devido às intransigências da direção dos Correios que se nega a continuar com as negociação do acordo coletivo de trabalho, que acabou no dia 31 de julho e foi prorrogado até dia 31 de agosto deste ano.

No Tocantins atuam hoje 746 trabalhadores e apenas os municípios de Bom Jesus e Chapada de Natividades não possuem unidades dos Correios. 

O Outro Lado

Em nota, a empresa informou que um levantamento parcial, realizado na manhã desta quarta-feira, apontou que 87% do efetivo de empregados está presente e trabalhando no Tocantins. Oito agências de Correios estão fechadas - localizadas nas seguintes cidades: Brejinho de Nazaré, Campos Lindos, Centenário, Cristalândia, Novo Alegre, Pium, Recursolândia e Rio Sono. No restante dos municípios, as agências estão abertas e todos os serviços estão disponíveis. 

Os Correios afirmam que foram realizados dez encontros para negociação com os representantes dos trabalhadores, sendo apresentada a situação econômica da estatal com o prejuízo acumulado de R$ 3 bilhões mas afirma que as federações chegaram a apresentar propostas que superam o faturamento anual da empresa, sendo insustentável para o planejamento de reequilíbrio financeiro dos Correios.

Nota na íntegra

A empresa informou que um levantamento parcial, realizado na manhã de hoje, demonstra que 87% do efetivo de empregados está presente e trabalhando no Tocantins. Oito agências de Correios estão fechadas - localizadas nas seguintes cidades: Brejinho de Nazaré, Campos Lindos, Centenário, Cristalândia, Novo Alegre, Pium, Recursolândia e Rio Sono. No restante dos municípios, as agências estão abertas e todos os serviços estão disponíveis.

Os Correios disseram que já colocaram em prática seu Plano de Continuidade de Negócios para minimizar os impactos à população, que inclui ações como deslocamento de empregados entre as unidades e apoio de pessoal administrativo. O horário de atendimento ao público do Centro de Entrega de Encomendas, localizado no edifício-sede dos Correios em Palmas-TO, foi ampliado. A partir de hoje, clientes poderão retirar suas encomendas das 9h30 às 12h e das 13h30 às 16h30. Caso haja necessidade, a empresa também pode promover mutirões para entrega nos fins de semana.

Correios afirmaram ainda que participaram de dez encontros na mesa de negociação com os representantes dos trabalhadores, quando foi apresentada a real situação econômica da estatal e propostas para o Acordo dentro das condições possíveis, considerando o prejuízo acumulado na ordem de R$ 3 bilhões. Mas as federações, no entanto, expuseram propostas que superam até mesmo o faturamento anual da empresa, algo insustentável para o projeto de reequilíbrio financeiro em curso pela empresa.

Informaram também que, no momento, o principal compromisso da direção dos Correios é conferir à sociedade uma empresa sustentável. Por isso, a estatal conta com os empregados no trabalho de recuperação financeira da empresa e no atendimento à população.