Menu
Busca quarta, 03 de junho de 2020
(63) 99958-5851
Araguaína
32ºmax
21ºmin
SAÚDE PÚBLICA

UBS em Araguaína inicia atendimento exclusivo a casos suspeitos de covid-19

19 maio 2020 - 10h35Por Mara Santos

A Unidade Básica de Saúde (UBS) José de Sousa Rezende, no Setor Alto Bonito, iniciou nesta segunda-feira, 18, as atividades como terceira unidade de referência para atendimento exclusivo a casos suspeitos de covid-19. A unidade vem reforçar o atendimento e facilitar o acesso para os moradores de bairros da região sul da cidade.

Ainda pela manhã, dezenas de pessoas procuraram atendimento na unidade. “Estou há dias com sintomas leves. Procurei atendimento na rede particular e fui orientada a vir para a UBS”, relatou a estudante Natália Braga, de 20 anos.

“Por apresentarem sintomas leves, os pacientes são orientados a fazer o isolamento social por 14 dias, independente do resultado do teste rápido. Caso os sintomas piorem, a recomendação é procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA)”, explicou a médica Gisele Carvalho.

Onde e quando procurar atendimento

As três UBS referência no atendimento exclusivo à covid-19 (setores Alto Bonito, JK e Couto Magalhães) são para os pacientes com sintomas leves da doença: febre abaixo de 38 graus, tosse, dor de garganta e coriza, são considerados sintomas leves.

Quem tiver os sintomas leves, mesmo que não veja a necessidade de procurar assistência médica, a orientação é para ficar em casa em isolamento por 14 dias.

Já aquelas pessoas com febre acima dos 38 graus, tosse com ou sem catarro, dor no peito e nas costas, dores de cabeça, dificuldade de respiração e cansaço devem procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada no Setor Araguaína Sul. 

Para os casos moderados e graves, a Prefeitura também disponibiliza um número de telefone para informações sobre procedimentos a serem tomados em caso de suspeita do coronavírus. A conversa via WhatsApp será direta com o médico que dará orientações sobre como esse paciente deverá proceder pelo número (63) 99105 3625. 

Cumpri os 14 dias em isolamento, e agora?

“Findados os 14 dias em isolamento social, se o paciente não estiver sentindo nada, poderá voltar às suas atividades normais. Caso ainda tenha algum sintoma, alguma alteração clínica, ele deve voltar à unidade para ser novamente avaliado”, explicou o superintendente municipal da Atenção Básica, Murilo Bastos.

Rede hospitalar

Atualmente, a rede hospitalar do Município, privada e pública, tem 47 leitos exclusivos para tratamento de pacientes com covid-19, sendo 26 leitos em unidade de tratamento intensivo (UTI).

A partir do dia 20, está previsto o início das atividades da Unidade Corona Norte, no prédio da antiga UPA Vila Norte, que inicialmente contará com 15 leitos, contribuindo com o aumento de leitos para a população de 64 municípios do Tocantins.

AO VIVO