Palmas
30º
Araguaína
28º
Gurupi
33º
Porto Nacional
30º
ARAGUAÍNA

Vereador cobra criação de novo Conselho Tutelar: "É muita denúncia pra pouco conselheiro"

18 outubro 2019 - 08h29

Um requerimento apresentado pelo vereador de Araguaína, Wagner Enoque (PSB) pedindo a criação de um 3º polo do Conselho Tutelar  (CT) na cidade, foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal. 

Em Araguaína, dois Polos atendem a cidade com cinco conselheiros cada. O trabalho é apurar denúncias, aconselhar os pais ou responsáveis das crianças e adolescentes e fazer o acompanhamento dos casos.

Para o parlamentar, os profissionais estão sobrecarregados e os polos já não são suficientes para atender a demanda de casos encaminhados: "Desde 2012 quando o segundo Polo foi implantado muita coisa mudou, bairros cresceram. É muita denúncia pra pouco conselheiro", observou.

O vereador afirmou que em média 170 atendimentos mensais são realizados plelos CT s de Araguaína, uma demanda considerada alta pra uma cidade de cerca de 180 mil habitantes. Os casos chegam ao Conselho Tutelar por telefone, encaminhados pelas delegacias, Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou escolas. A partir do atendimento do Conselho Tutelar, o profissional aplica medidas de proteção.

Enoque também destacou a importância de investir recursos nos CTs que atuam 24 horas por dia: "É preciso mais recursos para que os profissionais desenvolvam de forma digna um trabalho de qualidade", concluiu.