Palmas
24º
Araguaína
24º
Gurupi
26º
Porto Nacional
26º
COLUNA

JOGO DO PODER

por Tony Veras
CONFIRMADO!

Jorge Frederico abre mão de candidatura e confirma apoio a Elenil na disputa pela prefeitura

08 setembro 2020 - 20h38Por Tony Veras

Fim do mistério! Jorge Frederico acaba de anunciar desistência de candidatura e Elenil encabeçará a chapa do MDB na disputa pela prefeitura de Araguaína. 

O nome do deputado estadual foi lançado como pré-candidato durante uma transmissão ao vivo através das redes sociais com a participação do presidente municipal do partido, Jorge Frederico que, até então, também havia se posicionado como pretenso candidato ao pleito.

A semana passada e o feriadão foi momento de articulações políticas em torno dos dois nomes, o martelo foi batido mas o anúncio foi segurado com bastante suspense durante a live, oportunidade em que os parlamentares relembraram a trajetória política deles. 

Vale lembrar que ambos já se propuseram como pré-candidatos ao pleito e que Elenil abandonou o grupo de Ronaldo Dimas (Podemos) depois que o prefeito anunciou apoio ao seu ex-chefe de gabinete, Wagner Rodrigues (SD) como seu sucessor ao lado do vereador Marcus Marcelo (PL) como vice. 

Em entrevista ao Portal O Norte, depois de romper a aliança com Dimas, Elenil manteve o posicionamento de "pronto pra disputa" mas se mostrou disponível em retirar a candidatura para apoiar por exemplo, o seu colega de partido, Jorge Frederico, para o qual só deixou elogios. 

"História política se faz com compromisso e nosso compromisso é com o povo de Araguaína", destacou Jorge Frederico em suas palavras durante a live, acrescentando que a decisão pelo nome de Elenil se deu após várias pesquisas internas realizadas pela sigla: "Fizemos várias pesquisas internas que nos colocam como pré-candidatos em situaçães muito confortáveis e parecidas" disse afirmando: "Eu abro mão da candidatura para apoiar Elenil".

Diante do posicionamento de Jorge Frederico, Elenil da Penha respondeu: "Aceito esse desafio, sei que é uma responsabilidade imensa...", disse o parlamentar acrescentando: "Esse momento me cabe ser humilde e reconhecer a grandeza de vossa excelência e reconhecer que vamos construir um caminho juntos". 

O nome de Elenil será lançado oficialmente em convenção partidária prevista para ser realizada no próximo dia 15 deste mês na Câmara Municipal de Araguaína. 

Com Elenil à frente da chapa, o MDB segue uma disputa que promete ser bastante acirrada colocando o parlamentar como um dos principais candidatos de oposição ao grupo liderado pelo seu ex-aliado, o prefeito Ronaldo Dimas, com quem teve uma história política de quase 10 anos inclusive com papel importante na indicação do vice-prefeito dele nas duas últimas eleições. 

Até o momento, a sigla tem apoio confirmado de seis legendas:

  • O PTB do presidente da Assembleia Legislativa;
  • Republicanos de César Halum;
  • Progressista de Lázaro e Valderez;
  • PDT;
  • PSL; 
  • Rede.

 

Perfil de Elenil da Penha

Natural de Crixás (GO), Elenil da Penha Alves de Brito é casado, pai de três filhos e graduado em Recursos Humanos. Sua trajetória política teve início, em 1994, quando atuou no movimento estudantil. Em 1996, ele foi eleito vereador de Araguaína pela primeira vez. Elenil ocupou uma cadeira na Câmara por 16 anos, seis como presidente. Em 2010, foi suplente de deputado estadual. Em 2013, comandou a secretaria de Habitação de Araguaína. Em 2014, conquistou uma cadeira na Assembleia, sendo reeleito, em 2018, para um novo mandato.